MATINA EM DESTAQUE: Estudantes baianas são destaques da Olimpíada Nacional Feminina de Química 2024
Foto: divulgação
O projeto busca incentivar e aumentar o interesse do público feminino pelas ciências, estimulando o aprofundamento do conhecimento no Ensino Básico e o ingresso em universidades nas áreas Científica, Tecnológica, da Engenharia, entre outras profissões. Com inscrições gratuitas, a prova com 25 questões objetivas foi realizada em setembro, de forma on-line. Foram distribuídas 798 medalhas. A QuiMeninas celebra a dedicação e a excelência das jovens estudantes, como Maria Gabriela Libório Correia. “Penso em seguir na área de Ciências e me formar em Medicina. A olimpíada desempenha um papel importante no incentivo à participação de meninas em eventos nas áreas de Química, Física e Matemática”, explica.
A participação feminina em competições científicas fortalece os vínculos das alunas com na área, transformando os padrões e promovendo o protagonismo das estudantes, além de estimular a liderança e promover a equidade de gênero. “Para nós, que já promovemos a Feira de Ciências, essa olimpíada só veio somar, contribuir e inspirar as meninas. Iniciativas como esta abrem portas e fortalecem a confiança entre professor e aluno, além de mostrar que não há limites para serem alcançados. Pretendemos continuar participando das próximas edições”, ressalta a professora de Química, Eliana Rosa de Jesus, do Colégio Estadual Grandes Mestres Brasileiros, no município de Matina.
Sua aluna, Rafaela Silva Santos, destaca que a experiência proporcionou o encontro com outras meninas que consideram a área de Química fascinante. “Ao lado de minhas colegas, percebi a importância do incentivo ao aprendizado. Juntas, com empenho e dedicação, conseguimos tirar a maior nota e fomos reconhecidas com menções honrosas, o que nos motiva a seguir aprendendo e explorando esse campo. Espero que nossa experiência inspire outras estudantes”, afirma.
Fonte: Ascom/SEC
Comentários