Tristeza, comoção e muitas homenagens marcam velório e sepultamento de Elder Guimarães

 


Desde a notícia do falecimento de José Elder Guimarães, na noite de quarta-feira (26), que toda a cidade e região se mobilizaram para render homenagens ao homem público com uma das maiores biografias de nossa cidade.

O corpo foi velado no auditório da Câmara de Vereadores de Guanambi a partir das 10h30, espaço que ficou lotado ao longo de todo o dia, onde recebeu homenagens de amigos, correligionários e familiares. Autoridades de toda a região, como deputados, prefeitos e vereadores de várias cidades se fizeram presentes, para se despedir e render as últimas homenagens. O prefeito licenciado Nilo Coelho, ao lado da primeira-dama Solange Coelho, filhos e genros do casal também se fizeram presentes.

O prefeito interino Nal Azevedo interrompeu a agenda de trabalho, e decretou luto oficial por 3 (três) dias e acompanhado de todo o secretariado e servidores da Prefeitura de Guanambi estiveram presentes. O Presidente da Câmara Zaqueu Rodrigues e todos os vereadores e servidores, prepararam a Casa da Cidadania, para as últimas despedidas do homem público que foi vereador por seis mandados consecutivos e presidente do Legislativo por cinco oportunidades.  No final da tarde, o cortejo com centenas de veículos acompanhou o féretro até o cemitério municipal de Santo Antônio, onde foi sepultado.

Biografia

Elder nasceu em 13/10/1954 na cidade mineira de Mirabela, mas adotou Guanambi como sua terra natal. Aqui fincou raízes e constituiu família e teve oito filhos, dando os primeiros passos na vida empresarial, deixando um vasto e indelével legado político. Ultimamente, ocupava o cargo de Subsecretário Municipal de Administração, desde 29/03 deste ano.

Começou a sua caminhada na vida pública no ano de 1988, quando se elegeu vereador, mandato que repetiu por seis vezes consecutivas. Até hoje, é o presidente que mais vezes presidiu a Câmara de Vereadores, cinco vezes. Foi também vice-prefeito entre 2013 e 2016, ocupada atualmente o cargo de subsecretário de Administração, foi secretário municipal de Obras, Administração, presidente fundador da UVERMIG - União de Vereadores da Microrregião de Guanambi, entre muitos outros cargos.

Elder ainda exerceu importantes atividades empresariais, como gerente da CREBEL, empresário do ramo imobiliário e diretor geral da Rádio Cultura FM.

No setor público e privado, prestou relevantes serviços para o desenvolvimento econômico, cultural, esportivo, político  e administrativo de nossa cidade, construindo um legado imensurável na sua vasta trajetória de vida.

Como presidente da Câmara de Vereadores, ajudou a elaborar a Lei Orgânica do Município, foi o líder da campanha “Vale uma Esperança”, movimento suprapartidário que uniu toda a sociedade regional, em busca do sonho da irrigação do Vale do Iuiu.

Modernizou a ampliou a Câmara de Vereadores, construindo um novo anexo, edificando gabinetes individuais, sendo a estrutura arquitetônica, modelo para as Casas Legislativas de toda a Bahia. A estrutura se tornou cartão postal, com uma das praças mais belas e verdes de todo o interior baiano.

Tinha como marca principal, a sua fidelidade irrestrita ao seu grande amigo e líder político Nilo Coelho, ao qual, sempre foi soldado e parceiro, das horas certas e incertas.

Foi um dos maiores apoiadores da cultura e do esporte da cidade. Em parceria com a primeira-dama Solange Coelho elaborou e executou projetos que até hoje fortalecem a cultura de Guanambi, como a Feira das Cidades, São João do Gurutuba, a Feira do Luar, Projeto Bom de Esporte, Bom de Escola, Projeto Verde Vida, além de também ações sociais de apoio aos idosos.

O prefeito interino Arnaldo Azevedo decretou luto oficial de três dias, e suspendeu imediatamente a sua agenda de trabalho.

A família recebeu mensagens e notas de pesar de autoridades, como dos deputados federais Arthur Maia e federal Charles Fernandes, deputados estaduais Felipe Duarte, Vitor Bonfim, e Ivana Bastos, todos os vereadores e muitas outras autoridades.

Fica um legado, de um grande homem público, com uma vasta e diversificada trajetória. Neste momento de tristeza para amigos, correligionários e familiares, todo o corpo administrativo da Prefeitura de Guanambi, através do prefeito licenciado Nilo Coelho e sua esposa, primeira-dama Solange Coelho e o prefeito interino e sua esposa Tatiane, rogam a Deus, o necessário conforto na fé.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão