INÉDITO – Um dos mapas mais raros e ricos da história de Guanambi datado de 1944; detalhes impressionam


Um mapa super completo e raro do ano de 1944, não só de Guanambi, mas de cidades da região, retrata de forma única, os arruamentos da vizinha cidade de Candiba e dos distritos de Ceraíma e Mutans. No documento, estão detalhados as vilas, rios, povoados e fazendas como também os caminhos dos tropeiros.

O mapa do arruamento de Guanambi choca positivamente pelos detalhes, desde o barramento da lagoa urbana conhecida como da Pedra do Pote, como as pontes e casarões antigos que não estão registrados em mapas mais recentes, além de registrar no mapa o cemitério do bairro Vila Nova, hoje igreja do Coração de Jesus e com muita fidelidade de posicionamento, os galpões de usinas de beneficiamento de algodão, situadas do outro lado da grande lagoa que media duzentos metros de largura por um quilometro de cumprimento.
O documento é uma raridade para ser estudado e explorado por historiadores e amantes dos tempos pretéritos de Guanambi e toda a região. O documento está disponível em alta resolução aos interessados no estudo.
Acervo e edição: João Roberto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão