Catadores de resíduos sólidos recebem equipamentos do Governo do Estado






O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), encerrou nesta quinta-feira (29), em Eunápolis, a maratona de distribuição de 257 kits de equipamentos de proteção individual para catadoras e catadores do extremo sul baiano. Na oportunidade, foram entregues também balança eletrônica, prensa hidráulica e carrinho elétrico para coleta.  

“A ação visa dar dignidade e fortalecer a atividade da coleta seletiva e reciclagem feita pelos catadores e cooperativas envolvidas, buscando melhorar as condições de trabalho e ampliar a geração de renda”, ressaltou o titular da Setre, Davidson Magalhães, durante a entrega.  

Ao longo da semana, trabalhadores dos municípios de Teixeira de Freitas, Itamaraju e Porto Seguro também foram contemplados com os kits compostos por calça, camisa, bota, boné, pares de luvas, seis big bags, máscara facial com respirador 1/4 e 50 filtros para reposição.  

As entregas fazem parte do projeto Pró-Catador, que oferece apoio a 4 mil catadores e catadoras de materiais recicláveis de 12 municípios baianos. Já foram contemplados trabalhadores e grupos produtivos das cidades de Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Juazeiro, Senhor do Bonfim, Jacobina, Irecê e Barreiras.  

A iniciativa promove também capacitação e assistência técnica para garantia de direitos básicos, formação de redes de cooperativas e comercialização de produtos a preços justos. O projeto integra a Política Estadual de Economia Solidária e as metas de inclusão socioprodutiva, fomentando a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos nos municípios beneficiários.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão