Projeto de Desenvolvimento do Baixio em Guanambi

 

O pré-candidato a vereador pelo Partido dos Trabalhadores, José Carlos Latinha, sempre percorre a região do Baixio e ontem (20) visitou diversas comunidades da área rural e destaca um importante proposta para ser analisada pela população de Guanambi.

O pré-candidato Latinha tem feito estudos e pesquisas nas diversas localidades do Baixio e realizadas diversas expedições e trilhas na área. O conhecimento científico é a base fundamental para o presente projeto de desenvolvimento sustentável da cidade.

A criação do Distrito do Baixio, através de uma nova setorização de seu território, visa melhorar a eficiência dos serviços públicos com a implantação e organização de um núcleo urbano que tenha os serviços de educação e saúde, saneamento básico e coleta de lixo, praças, feira livre, áreas de lazer e esporte, segurança pública, transporte público, cemitério público, serviços de correios e comunicação (telefonia e internet), desenvolvimento distrital e rural com produção agrícola, abastecimento de água pela Adutora do Algodão para todos e programa municipal e estadual de instalação de energia solar.

A Lei Complementar 002 de 04 de maio de 1990 estabelece os requisitos para a criação de distritos e a Constituição Federal institui a competência do município para legislar sobre assuntos de natureza local: Criar, organizar e suprimir distritos, observada a legislação estadual.

A região do Baixio compreende vários povoados e vilas: Suruá, Morro da Inácia I e II, Umburaninha, Pedra Grande, Poções, Lagoa do Sal, Capim de Raiz, Bananeira, Lagoa da Onça, Muquém, Mulungu, Lagoa Nova, Lagoa da Pedra, Lagoa do Buraco, Tabua, Caldeirão de Maria, entre outras comunidades rurais.  

O desenvolvimento do Baixio abriga também uma importante obra federal com a construção da FIOL que percorre diversos trechos na zona rural e um canteiro de obras na BA-573, ligando Guanambi ao município de Matina, em uma distância de 35 km.  Também liga Guanambi ao distrito de Pajeú dos Ventos no município de Caetité.

A região é um importante vetor de desenvolvimento de Guanambi com presença forte da agricultura familiar e da agropecuária (pecuária de corte e de leite), via de abastecimento e escoamento da produção agrícola, de diversos comércios, sítios, organização de novos loteamentos rurais e posto de combustível.

A área e os seus belos morros abrigaram sítios arqueológicos, riacho do Belém e o Rio Poções, áreas de lazer, bares, parques de vaquejadas, igrejas, campos de futebol, sedes de importantes associações rurais, entre outras potencialidades culturais, comunitárias e esportivas.

O objetivo do presente projeto é iniciar um debate democrático com as comunidades e lideranças rurais do Baixio, as diversas forças políticas e deputados federais e estaduais de Guanambi, de forma crítica e propositiva, visando o desenvolvimento sustentável e a criação de mais um distrito na cidade.

A criação do Distrito do Baixio será um tema importante nas eleições 2020, bem como no processo de revisão do Plano Diretor Participativo de Guanambi.   

Moradores do Baixio reivindicam Estação Elevatória da Adutora do Algodão do Baixio. 



Potencial econômico, social, histórico e cultural da região do Baixio.


















 

    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão