A TARDE Artigo: Um novo ciclo para o transporte ferroviário no Brasil?

A TARDE - ARTIGO

Manoelito Souza
   
A+A-
Prestes a se iniciar a terceira década do século 21, o Brasil ainda convive com uma malha ferroviária insuficiente para suas necessidades, principalmente depois de ter se tornado uma potência mundial na produção de alimentos e minérios. Por isso, para escoar essa produção, principalmente a de alimentos, tem se valido muito do modal rodoviário, bem menos eficiente que outros.
Assim, é com entusiasmo que vejo o Ministro da Infraestrutura, em diversas oportunidades, discorrer sobre o programa de investimentos do setor ferroviário para os próximos anos. O Ministério vem aproveitando as renovações das atuais concessões para realizar acordos através dos quais as interessadas se obrigam à implantação de novos trechos, operações que vêm sendo chamadas de “investimentos cruzados”. Esse mecanismo é muito interessante porque evita que os recursos da outorga sejam recolhidos ao Tesouro, e porque os projetos beneficiados, sendo implantados diretamente pelas concessionárias, passam a gozar da agilidade do setor privado.
E uma das ferrovias contempladas por esse mecanismo é, justamente, a que mais interessa à Bahia, que é a Ferrovia de Integração Oeste – Leste (FIOL). Tal como está previsto, se tudo correr bem, em 5 anos ela estará totalmente implantada. O trecho I, que vai do Porto Sul, em Ilhéus, até Caetité, com 537km, e tem mais de 70% das obras realizadas, deverá ir a leilão até o primeiro trimestre de 2021. A Bamin, com jazidas minerais em Caetité e com as obras iniciadas no Porto Sul, é grande interessada nesse leilão. O trecho II, entre Caetité e Barreiras, com extensão de 485km, que vem sendo executado pela Valec, tem mais de 40% dos serviços concluídos e já conta com dormentes fabricados para toda sua extensão. Agora, tem assegurada a aquisição dos trilhos, como investimento cruzado da Vale, pela renovação antecipada da concessão das ferrovias Vitória-Minas e Carajás. Já o último trecho, entre Barreiras e Mara Rosa (GO), com 550km, é objeto de negociações entre o Ministério da Infraestrutura envolvendo a antecipação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). Em caso de sucesso, a FCA assumirá a responsabilidade pela implantação do trecho, como investimento cruzado.
Além dos projetos acima, o Ministério planeja licitar, também, no primeiro trimestre de 2021, a implantação da Ferrogrão, um ambicioso projeto que conecta Sinop (MT) a Miritituba (PA), às margens do Rio Tapajós, numa extensão de 933km, um antigo anseio de grandes players do agronegócio que operam no Brasil.
Os investimentos para implantação/conclusão dos projetos citados alcançam cerca de R$19 bilhões, podendo chegar a R$40 bilhões, no horizonte de 6 a 8 anos, com enormes reflexos na economia e na geração de emprego e renda.
Assim, se não houver maiores percalços, podemos estar vivenciando o limiar de uma nova página da história das ferrovias no Brasil.
Manoelito Souza é Engenheiro Civil, Economista e Auditor Fiscal do Estado da Bahia (aposentado); foi Secretário da Fazenda do Município do Salvador, Superintendente do SESI/DR-BA e Superintendente de Serviços Corporativos da Santa Casa de Misericórdia da Bahia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão