26º Grito dos Excluídos e das Excluídas: a “Basta de Miséria, Preconceito e Repressão! Queremos Trabalho, Terra, Teto e Participação”



Carta de Apoio ao 26º Grito dos Excluídos e das Excluídas 

“Vida em Primeiro Lugar” o 26º Grito dos Excluídos e Excluídas quer ressoar em nossas mentes e em nossos corações o compromisso de que precisamos estar atentos e atentas para percebermos os sinais que nos impõem os tempos atuais, marcados pela pandemia que escancara a triste situação de como vive a maioria da população brasileira, sem terra (território), sem teto e sem trabalho, sem saúde, sem educação e sem alimento. Portanto sendo arrancada sua dignidade. 

Estamos em tempos difíceis, a pandemia acometida pelo coronavirus (COVID-19), já matou milhares de pessoas, são milhares de famílias que sofrem por ter perdido seus entes queridos. Infelizmente, existe uma omissão por parte do governo brasileiro, falta de vontade em resolver as questões da saúde. Um ministério que não se deixa orientar pelos conhecimentos científicos; incapacidade de administrar os recursos destinados ao combate a pandemia. Há uma indiferença em relação aos cuidados da vida, avanço de desmonte de direitos sociais; alimenta-se a cultura do ódio sustentada pelas notícias falsas manifestadas nas redes sociais. 

O 26º Grito dos Excluídos e Excluídas com o lema “Basta de Miséria, Preconceito e Repressão! Queremos Trabalho, Terra, Teto e Participação”, são gritos: de encarcerados/as, povo em situação de rua, comunidades tradicionais, povos indígenas, comunidades das periferias das grandes, médias e pequenas cidades, gritos de trabalhadores e trabalhadoras em serviços precarizados, gritos das comunidades ciganas, migrantes, povo do circo (circenses). São milhões de trabalhadores e trabalhadoras em serviços informais, são esses e tantos outros. “Um clamor de justiça está no ar”, como diz no canto Afro. 

Eis um grande apelo para nós; Igrejas, pastorais, organismos, movimentos populares. Todos e todas comprometidos e comprometidas com a vida humana e de toda a criação; somos motivados e motivadas a ouvir o chamado do Deus da vida: “ Eu vi a miséria do meu povo e ouvi o seu clamor, por isso desci a fim de libertá-los” (Ex 3,7-8). Por isso, conclamamos a homens e mulheres de boa vontade, à comunidade cristã, católicos e católicas, Arqui-Dioceses, Paróquias, Pastorais, comunidades para apoiar e assumir o 26º Grito dos Excluídos e das Excluídas em nível local. 

Que o grito dos Excluídos e Excluídas seja o nosso grito e desperte em nós força para lutar em busca do Reino de Deus que começa aqui agora; na luta pelo Bem Viver e da Terra Sem Males. Ecoamos os nossos gritos, com o “ressoar dos atabaques do povo negro; som do maracá de esperança e resistência dos povos indígenas.” Juntemo-nos com todos os povos, tecendo sonhos de justiça e paz na grande teia da solidariedade e gritar: Vida em primeiro lugar. Basta de Miséria, Preconceito e Repressão! Queremos Trabalho, Terra, Teto e Participação! 

Que o Deus da vida, que nos encoraja na luta, caminhe sempre convosco e abençoevos! Amém! Axé! Awere! Aleluia!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão