A TARDE Notícias: MP-BA investiga 15 faculdades particulares após denúncias de irregularidades no EAD


A TARDE 


Da Redação


A+ A-

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) ajuizou nesta quarta-feira, 27, ação civil pública contra quinze Instituições de Ensino Superior (IES) particulares do Estado, após acusações de irregularidades na metodologia de ensino à distância (EAD). A denúncia foi feita pela União dos Estudantes da Bahia (UEB).
O MP investiga práticas consideradas abusivas das entidades durante o período de pandemia do novo coronavírus. São apontadas inexistência de concessão de descontos nas mensalidades, não obstante a implementação do sistema de ensino à distância e a redução de despesas. Ainda conforme o MP, as denúncias questionam a inadequação, ausência de qualidade da atividade ministrada de modo remoto e a não realização de consulta prévia aos diretórios estudantis sobre a concordância com o ensino mediante plataforma digital.
Na ação, a promotora Joseane Suzart solicita à Justiça que determine às faculdades, em decisão liminar, a redução em 30% do valor das mensalidades de todos os cursos de graduação e pós-graduação, independentemente se eram presenciais ou desde o início EAD; a suspensão integral de cobrança por atividades extracurriculares e qualquer disciplina que exijam a forma presencial; e também a suspensão por 15 dias das atividades EAD, até as instituições ouvirem os centros e diretórios acadêmicos sobre a forma de adoção das aulas remotas. 
Essas só deveriam ser adotadas depois de mais de 50% da comunidade acadêmica de cada instituição concordar com a adoção. A promotora de Justiça apontou que a implantação do EAD foi realizada por meio de alteração contratual unilateral. É solicitado à Justiça ainda que proíba as faculdades de cobrar multas ou juros a estudantes inadimplentes durante a pandemia, e também delas incluírem os responsáveis pelo pagamento das mensalidades em cadastros restritivos de crédito.  
A ação que ocorre em razão "da urgente proteção dos interesses e dos direitos dos consumidores" é aplicada às seguintes instituições:
  • Faculdade Santo Agostinho (FACSA);
  • Unibatista Faculdades Reunidas;
  • Sistema de Eduação Superior Sociedade LTDA (Pitágoras);
  • Editora e Distribuidora Educacional S/A (Universidade Pitágoras Unopar);
  • Universidade Católica do Salvador (UCSal);
  • Uninassau Salvador;
  • IREP Sociedad de Ensino Superior, Médio e Fundamental (Estácio FIB);
  • Centro Universitário Ruy Barbosa de Salvador;
  • Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia S/A (FTC Salvador);
  • FACS Serviços Educacionais LTDA (Unifacs);
  • Unijorge (Faculdade Jorge Amado);
  • Centro Universitário Dom Pedro II;
  • Faculdade Olga Mettig;
  • Assupero Ensino Superior LTDA;
  • Faculdade São Salvador.  
Denúncia
Segundo a União dos Estudantes da Bahia, tem-se “recebido denúncias de diversos estudantes em todo o estado a respeito da má condução do semestre letivo por parte das IES privadas”. Ainda segundo a alegação, os universitários se queixam “da ineficiência das plataformas adotadas para a ministração das aulas em EAD, além da dificuldade de muitos em relação à ausência, ou falta de acesso aos materiais adequados para esse tipo de aprendizagem, tais como: internet de alta qualidade”.
Com isso, a UEB justifica a necessidade de redução das taxas de mensalidade mediante a premissa que “os cursos em EAD são taxados de forma mais barata em relação aos presenciais”.
A Escola Bahiana de Medicina e as faculdades Bahiana de Direito e a Unirb são investigadas por outra Promotoria de Justiça do Consumidor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão