Hemoba reforça medidas de prevenção contra o coronavírus e convoca doadores


Para garantir um estoque seguro de hemocomponentes no período de pandemia com o coronavírus, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) está efetivando um plano de ação para intensificar os cuidados contra a disseminação do vírus. Atendendo às orientações do Ministério da Saúde, a triagem clínica de doadores foi modificada desde o dia 25 de fevereiro, incluindo novos procedimentos nos critérios de doação.

Após esta data, os candidatos para doação de sangue que tenham se deslocado ou que sejam procedentes de regiões onde a transmissão está sendo realizada de forma comunitária, ou seja, quando não é mais possível saber a origem da infecção, são inaptos por 30 dias. O mesmo período de inaptidão temporária é usado para pessoas que tiveram contato com pacientes com diagnóstico confirmado pelo Covid-19. As pessoas que contraíram o vírus, ficam por 90 dias após o desaparecimento dos sintomas sem poder doar sangue.

De acordo com Fernando Araújo, diretor geral da instituição, além do reforço na triagem clínica, outras medidas são fundamentais para aumentar a segurança entre os doadores, funcionários e pacientes. “As cadeiras da coleta foram separadas respeitando a distância mínima de um metro, nossa equipe de trabalho está usando equipamentos de segurança, ampliamos a quantidade de dispensadores de álcool em gel e intensificamos as limpezas em maçanetas, portas e corrimãos. Suspendemos as coletas externas, mas as unidades da Hemoba estão de portas abertas, funcionando em horário normal, aguardando os doadores que estejam bem de saúde e fora dos grupos de risco. É um momento delicado que precisamos da ajuda e conscientização de todos”. Enfatiza o diretor.


Doação de sangue com hora marcada

Para evitar o desabastecimento no período, a coordenação de captação de doadores está trabalhando com a busca ativa de voluntários com fator RH negativo e com agendamento de doação com hora marcada, para assegurar a vinda dos candidatos de forma sistematizada. “Com a recomendação das pessoas ficarem reservadas em suas residências e evitar locais com alto fluxo de pessoas, devemos ter uma queda nas doações. Para amenizar este impacto, a Fundação está ligando para os doadores fidelizados e disponibilizando para a comunidade o agendamento, que é uma opção para aqueles que estão com receio de ficar em ambientes com muitas pessoas. Através da hora marcada, garantimos o número adequado de voluntários por sala e horário”. Explica Rivânia Andrade, diretora de Hemoterapia e Hematologia da Fundação Hemoba.

Os interessados em doar sangue com hora marcada, podem preencher o formulário disponível no site através do endereço: http://bit.ly/doacaoagendada, enviar um e-mail para horamarcada@hemoba.ba.gov.br ou entrar em contato pelo telefone: 71 3116-5621.


Atendimento no ambulatório

Os pacientes com doenças benignas do sangue que são acompanhados pela Fundação Hemoba que estiverem com as consultas, exames e procedimentos marcados, serão atendidos normalmente, ressaltando que só podem vir com um acompanhante. As marcações presenciais estão suspensas por tempo indeterminado. As mesmas serão realizadas somente por e-mail (consulta.ambulatorio@hemoba.ba.gov.br) ou telefone (71) 3116-5675 / 3116-5676.


Fonte: Ascom/ Hemoba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão