A filosofia de Anísio Teixeira na reconstrução da democracia e da educação nacional
João Augusto de Lima Rocha
Sabe-se que, em
decorrência de pesquisa recentemente publicada, a morte do educador Anísio
Teixeira não ocorreu no dia 11, mas no dia 12 de março de 1971, segundo consta
do laudo do Instituto Médico Legal encontrado pela Comissão Nacional da
Verdade, em 2013.
É o que apesenta o livro Breve
história da vida e morte de Anísio Teixeira (João Augusto de Lima Rocha,
Edufba, 2019), no qual desvenda-se que a
morte do educador não se deu em consequência de uma queda em fosso de elevador,
tal como até há pouco se acreditava. E, por ter ocorrido no dia 12 de março, um
dia após seu desaparecimento, abre-se a possibilidade de ter sido ele assassinado
em dependência da Aeronáutica, no Rio de Janeiro, sendo o corpo levado posteriormente
para o fundo do fosso do elevador, a fim de dar fundamento à farsa da morte
devido à queda. O corpo só foi encontrado no começo da noite de 13 de março de
1971, no fundo do fosso do elevador social do edifício onde residia Aurélio
Buarque, na Praia de Botafogo, Rio de Janeiro. Anísio havia marcado para almoçar
na residência dele, no dia 11 de março, porém não chegou a seu destino, mas isso serviu de base para a
montagem da farsa da queda, que a imprensa fiel à ditadura militar fez ecoar
imediatamente, sem a mínima comprovação!
É
tão expressamente significativa a contribuição de Anísio Teixeira para a
educação nacional, particularmente para a filosofia e o planejamento
educacional, que Florestan Fernandes
declarou o seguinte, no pronunciamento que fez na solenidade de
inauguração da Fundação que leva o nome do educador, em Salvador-BA, dia 21 de
setembro de 1989: “O que havia de fundamental na personalidade de Anísio
Teixeira era o fato de ele ser um filósofo da Educação nascido num país sem
nenhuma tradição cultural, para que florescesse uma personalidade com essa
envergadura e com tal vocação. Foi o nosso primeiro e último filósofo da
educação.”
Nomeado
Inspetor Geral do Ensino, na Bahia, pelo governador Francisco Marques de Góes
Calmon, em abril de 1924, Anísio Teixeira foi aos EUA em 1927, em viagem
oficial para conhecer a Educação daquele país, em grande parte influenciada pelas
ideias do educador e filósofo John Dewey.
Na
volta à Bahia, publica seu primeiro livro: Aspectos Americanos de Educação,
no qual relata as visitas realizadas por indicação do Teachers College da
Universidade Columbia, onde John Dewey pontificava. Além disso, inclui uma
rica síntese das ideias dqquele filósofo, cuja extensa obra iria influenciar
Anísio por toda a vida.
O
Pragmatismo, escola filosófica de Dewey, tinha na democracia o fundamento
básico para o processo de reconstrução escolar contínua na sociedade. Com plena
autonomia intelectual, Anísio aplicou criativamente essa compreensão no Brasil,
o que lhe valeu dura oposição das forças
conservadoras, e logo o taxaram de comunista.
Sobre
a questão da democracia, diz ele: “Primeiro, a escola deve prover oportunidade
para a prática da democracia – o regime social em que cada indivíduo conta
plenamente como uma pessoa. Democracia na escola importa em democracia para o
mestre e democracia para o aluno, isto é, um regime que procure dar ao
mestre e aos alunos o máximo de direção própria e de participação nas
responsabilidades de sua vida econômica. Segundo, como democracia é acima de
tudo o modo moral da vida do homem moderno, a sua ética social, a criança deve
ganhar através da escola esse sentido de independência e direção que lhe
permita viver com outros com a máxima tolerância, sem, entretanto, perder a
personalidade.”
Merece destaque a
proposta, aparecida há pouco, no sentido de que se crie, imediatamente, uma
comissão nacional de personalidades capazes de repensar o Brasil, a fim de que a
Nação se encaminhe para um futuro livre da praga nefasta do bolsotrumpismo,
talvez tão grave quanto a da Covid 19. Sugere-se que as contribuições de Anísio
Teixeira, já aplicadas com sucesso aplicadas em nosso país, até o começo da
década de 1960, em particular os princípios nelas implícitos com sólida base
científica e filosófica, possam muito bem contribuir como elementos iniciais
para o duro trabalho de reconstrução educacional e cultural do país.
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