Roda de Conversa sobre a História Cultural, Econômica, Política e Social de Guanambi



No dia 11, no Memorial Casa de Dona Dedé, das 9 às 12 horas, a turma de Pedagogia da UNEB Campus Guanambi promoveu uma Roda de Conversa com a participação das Professoras Helena Amaral, Dete Nascimento e Maísa Gomes (IFBaiano) e o historiador José Carlos Latinha sobre o tema "História de Guanambi: Aspectos do Desenvolvimento Cultural, Econômico, Político e Social da Cidade”.

O evento foi coordenado pela Professora Joseni Pereira Meira Reis (Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - Campus XII - Guanambi (1996). Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), graduação em Licenciatura - Curta em Estudos Sociais pela Universidade do Estado da Bahia (1990), Mestrado (2010) e doutorado (2018) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais) e contou com as presenças dos estudantes do curso de Agroindústria do IFBaiano Campus Guanambi.

A roda de conversa foi um momento de reflexões sobre a história de Guanambi e iniciou com a apresentação da história de Leocádia em versos (Leocádia, A Santa do Povo) de autoria de Dulce da Silva Meira “Dizinha” (In memoriam) do livro Rimando a História – Volume I. 



Os palestrantes Helena Amaral, Dete Nascimento, Maísa Gomes e José Carlos Latinha fizeram explanações sobre a origem de Guanambi - Vila de Beija-Flor, as suas tradições culturais, personagens populares, comunidades quilombolas (Queimadas e Morro de Dentro), história do Movimento Estudantil de Guanambi - CEG e da REG, entre outros temas.

Parabéns aos estudantes e professores da Uneb e do IFBaiano pela alegria em participa de uma roda de conversa que sobre os aspectos históricos de desenvolvimento econômico, político, social e cultural de Guanambi e do sertão da Bahia.

O evento foi encerrado com a brilhante apresentação das Professoras Helena Amaral e Dona Dete da música histórica “Adeus Parurá” de autoria João Tuana - Livro Rimando a História – Volume II (Dona Dizinha). 





 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão