O sucesso do lançamento do livro “Os Meninos do CEG” em Guanambi








Muito prestigiada a noite de lançamento do livro de José Carlos Lelis Costa e José Roberto Teixeira, “Os Meninos do CEG As lutas e Conquistas de uma geração”. O evento ocorreu no dia 27, no auditório da Câmara de Vereadores de Guanambi, e congregou diversas lideranças e personalidades do CEG – Centro Estudantil de Guanambi e da REG – Residência dos Estudantes de Guanambi. 

A mesa do lançamento foi composta pelo Prefeito Municipal Jairo Magalhães, do Secretário de Cultura, Esporte e Lazer – Paulo Costa, da Professora Helena Amaral – Fundação Joaquim Dias Guimarães, do escritor Benedito Teixeira – Academia Guanambiense de Letras, do ex-presidente do CEG – José Maria Teixeira, do ex-presidente da REG – Edson Luís Lelis, da Vereadora Lilia, Milta Domingues representando as meninas da REG e dos autores José Roberto Teixeira e José Carlos Lelis Costa. 

O evento foi coordenado pelo comunicador João Roberto, que leu as mensagens do Professor João Augusto de Lima Rocha e da Coordenadora de Cultura da UniFG - Professora Adriana Bomfim e contou também com as presenças da Secretária de Educação - Maristela de Souza Teixeira Cavalcante, do Secretário de Administração - Valguimar Cotrim, do Vereador Vandilson Medeiros, da Presidente do PT de Guanambi – Valda dos Santos, professoras da Uneb, dos escritores Josias Benevides, José Bonifácio Teixeira e Maria Soares Teixeira, diversas lideranças e personalidades de Guanambi e dos meninos e meninas do CEG e da REG. 

A publicação do livro “OS MENINOS DO CEG As lutas e conquistas de uma geração” foi fruto do Edital Nº 02/2019 da Prefeitura Municipal de Guanambi – Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, que representa uma importante iniciativa de incentivo aos projetos culturais da cidade.

Os autores destinaram 150 livros para serem distribuídos nas bibliotecas das escolas municipais e estaduais e outras instituições educacionais e culturais.

O evento contou também com uma apresentação de voz e violão de José Maria Teixeira; o ex-secretário de Cultura de Guanambi – Pedro Roberto Ivo das Neves usou da palavra para relembrar a importância histórica da criação do CEG e a relação com a situação política atual; e a declamação do Poemas de Angola (Agostinho Neto) com a apresentação de Maurício Lelis.



“Não basta que seja pura e justa

a nossa causa

É necessário que a pureza e a justiça

existam dentro de nós.”

Os autores, José Carlos Latinha e José Roberto Teixeira, fizeram explanações sobre a importância do movimento estudantil no período da ditadura militar e a combatividade dos meninos e das meninas do CEG e da REG na luta pelas  liberdades democráticas e a democracia no Brasil. 

Os autores também agradeceram a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Cultura pelo apoio cultural através do edital; Edilma Cotrim - Professora Assistente da UNEB e Mestra em Educação, autora do Prefácio e Revisão; Antônio Eustáquio Barros de Carvalho - Projeto Gráfico e Diagramação;  e os militantes do CEG e da REG e Jorge Arruda pelo documentos e fotos gentilmente cedidos para a publicação do livro. 


O evento foi encerrado com a noite de autógrafos e com o registro fotográfico dos meninos e meninas do CEG e da REG.  




















































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão