Novo livro de Elias Sampaio discute racismo na obra de Celso Furtado

Fonte: AscomGovBA

O economista Elias Sampaio lança, no próximo dia 28, no auditório da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba), a partir das 18h30, o livro 'Dialogando com Celso Furtado – Ensaios sobre a questão da mão de obra, o subdesenvolvimento e as desigualdades raciais na formação econômica do Brasil'. 

Publicados pela Editora Hucitec, os escritos propõem uma reflexão crítica a respeito da interpretação de Furtado sobre o papel do negro na economia e na sociedade após a escravidão, tendo como ponto de partida os registros no clássico 'Formação Econômica do Brasil (FEB)', do referenciado pensador brasileiro. 

“O conteúdo do trabalho propõe uma discussão de fôlego sobre a questão racial no Brasil numa perspectiva histórica, com uma abordagem crítica, uma reinterpretação da narrativa desse grande cientista social brasileiro [Celso Furtado]. É uma análise que expõe contradições em seu pensamento e convoca o leitor a refletir sobre algumas de suas principais proposições”, pontua Sampaio, que é ex-secretário de Promoção da Igualdade da Bahia, militante do movimento negro, professor e pesquisador das convergências socioeconômicas em que figuram o elemento “raça” de forma central e decisivo.

O lançamento do livro marca 30 anos de estudos e pesquisas de Elias Sampaio e, não por coincidência, é simbolicamente o período em que se intensificaram os debates sobre a estrutura racista que ainda permeia a sociedade brasileira, além das celebrações do Dia da Consciência Negra. O livro recebeu apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão