Abertura da Semana da Consciência Negra em Guanambi













 Fotos - UniFG
No dia 16, no auditório da Câmara de Vereadores de Guanambi, aconteceu a Abertura da Semana da Consciência Negra com uma RODA DE CONVERSA temática com as presenças da Professora Adriana Bomfim - Coordenação de Cultura da UniFG, Fátima Brito - Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Vereador Fabrício Lopes e dos palestrantes Professor Sebastião Carvalho, Cleyton Neves, Andreia Marques, Rosilene Pereira e Avandelson.

O evento da Semana da Consciência Negra é uma iniciativa do Grupo Afromalêko e tem o objetivo de estimular a organização do movimento negro na cidade e conscientizar sobre a importância da valorização da cultura negra, bem como ampliar a luta em defesa dos direitos da população negra que sofreu mais de 300 anos de escravidão no Brasil.

A Roda de Conversa contou com as presenças de vários convidados especiais e intelectuais do movimento negro e foi um momento de reflexão e formação sobre a importância das comemorações da Semana da Consciência Negra em Guanambi.


O evento foi abrilhantado com o show e o agito da BANDA CURUMIM.
   
Consciência Negra 

"O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado no Brasil em 20 de novembro, instituído pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. Este dia está incluído na Semana da Consciência Negra e tem como objetivo uma reflexão sobre a introdução dos negros na sociedade brasileira. O dia foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, que morreu em 20 de novembro de 1695, lutando pela liberdade do seu povo. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial. Um quilombo é uma região que tinha como função lutar contra as doutrinas escravistas e, também, de conservar elementos da cultura africana no Brasil." - Fonte: https://alfa.portoalegre.rs.gov.br

Programação -  16 a 20 de Novembro de 2019       

DIA 17 - 18 H - PRAÇA DO FEIJÃO - RODA DE CAPOEIRA, SAMBA DE RODA E OFICINA DE TURBANTE;
DIA 18 - 18 H - ENSAIO GERAL;
DIA 19 - 18 H - RUA ANA NERY - OFICINA DE PERCUSSÃO;
DIA 20 - 19 H - CORTEJO PELAS RUAS DA CIDADE (Concentração na Rua Ana Nery).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão