Colégio Caminho do Saber no Centenário de Guanambi: Visita ao Memorial Casa de Dona Dedé e Casa do Escritor Teixeirinha e Trilha na Pedra do Índio e Leocádia











No dia 12, o Colégio Caminho do Saber promoveu uma visita guiada no Memorial Casa de Dona Dedé e Casa de Teixeirinha e uma trilha na Pedra do índio e na Leocádia com a presença dos professores, funcionários e estudantes do Ensino Fundamental II e Médio. 

A TV Latinha, através do historiador José Carlos Latinha, acompanhou a caravana na trilha da Pedra do índio e da Leocádia.

MEMORIAL CASA DE DONA DEDÉ












Fonte: Jornal O Popular - Fernando Alves

"A restauração deste  antigo casarão, construído no século XIX, localizado às margens do Rio Carnaíba de Dentro, fez de uma das primeiras casas de Guanambi (BA), um memorial.

Construído em estilo neoclássico pelo Tenente Coronel José Pereira (Coronel Zequinha), a casa passou a pertencer à sua filha, Deolinda Pereira Martins, conhecida na cidade como "Dona Dedé", esposa do Major Helvécio Rufino Martins de Oliveira, prefeito de Guanambi de 1933 a 1936.

Com 510 metros quadrados de área construída, a beleza e os detalhes do casarão chamam a atenção. Em sua fachada principal, há uma porta central com 4 janelas de cada lado e, em sua fachada lateral, há ainda mais 9 janelas. Ao fundo, a casa possui uma varanda com grades de madeira e muitas portas, além de um quintal aconchegante."

CASA DO ESCRITOR TEIXEIRINHA


"A Casa do Escritor Domingos Antônio Teixeira - Teixeirinha foi criada na cidade de Guanambi - Bahia, em sua homenagem, buscando desenvolver atividade turística e cultural, sendo-lhe anexado, ainda, o resgate da Vida e Obra do Escritor, bem como o acervo sobre o distrito do Gentio - Ceraíma." 

Fonte: Livro de José Bonifácio Teixeira e Maria Soares Teixeira.

TRILHA NA PEDRA DO ÍNDIO E NA LEOCÁDIA








Em Guanambi, temos uma série de vestígios do homem pré-histórico com achados de sítios arqueológicos com fósseis, instrumentos, pinturas rupestres, entre outros.
A Pedra do Índio e suas inscrições rupestres e as recentes descobertas de sítios arqueológicos e de fósseis fornecem pistas objetivas da presença do homem primitivo em Guanambi e região.

Os estudantes  participaram de uma palestra sobre a história da cidade com o historiador José Carlos Latinha no turno matutino. Logo depois, no turno vespertivo, fizeram uma trilha em duas áreas históricas que representam o conhecimento prático de um sítio arqueológico com inscrições rupestres(PEDRA DO ÍNDIO) e no Túmulo e o Lajedo da Leocádia, que retrata a história viva do Romance histórico LEOCÁDIA de autoria do saudoso Elísio Cardoso Guimarães. 

Poço de Leocádia - Zé Roberto News







 



"Este é o poço, situado a seis(6) quilômetros da cidade de Guanambi, onde supostamente teria sido jogado o corpo de Leocádia, jovem pobre que segundo a história teria sido morta por ciúmes a mando de Rakel, esposa do Coronel José Pedro que dominava a região na época. Todos os anos durante a Sexta-feira Santa há uma forte visitação pública ao túmulo de Leocádia, que foi martirizada e eternizada na memória popular por ter morrido inocente e ter sido vítima de um crime cruel. Assim que mataram Leocádia, conforme a história, os seus algozes arrancaram o seu seio direito que foi entregue à mandante que em seguido o cozinhou e serviu ao marido no almoço. Com o passar dos anos, esta fenda no lagedo, foi ganhando o formato de um “Caixão de Defunto” – um mistério que ninguém consegue explicar." 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão