PESQUISA APONTA QUE MAIORIA DOS ALUNOS DE UNIVERSIDADES FEDERAIS É DE BAIXA RENDA

BAHIA ECONÔMICA

PESQUISA APONTA QUE MAIORIA DOS ALUNOS DE UNIVERSIDADES FEDERAIS É DE BAIXA RENDA

A maioria dos estudantes de instituições federais de ensino superior é negra e tem renda mensal per capita de até um salário mínimo e meio. Os dados constam de pesquisa divulgada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O levantamento aponta que, em 2018, dos 1,2 milhão de estudantes das universidades e institutos em todo o país, 470,2 mil se declaram pardos e 143,5 mil se reconhecem como pretos, sendo que 10,7 mil se afirmam pretos quilombolas, de acordo com a classificação usada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O número representa 51,2% do total de alunos. Outros 43,3% se declaram brancos, 2,1% amarelos e 0,9% indígenas. A Andifes indica que, em comparação com o levantamento anterior, de 2014, o número de negros quilombolas mais do que duplicou. Em relação à situação econômica, 70,2% do total de estudantes vive em famílias com renda mensal per capita entre 0,5 e 1,5 salário mínimo. Na Bahia, 77,4% dos alunos estão nessa condição. Na outra ponta, a porcentagem de alunos com renda per capita acima de sete salários mínimos não chega a 2%.
O levantamento ainda aponta que 64,7% dos estudantes cursaram o ensino médio em escola pública, enquanto 35,3% são oriundos de escolas particulares. A V Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação foi realizada pela Andifes entre fevereiro e junho de 2018 e levou em consideração mais de 424,1 mil respostas de estudantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão