Discentes do 1º semestre do curso de Direito da UniFG apresentam seminário sobre ‘Barragem de Rejeitos e os Impactos Socioambientais’



Fonte e Fotos: Portal Vilson Nunes
Na noite desta quarta-feira (15), os discentes do 1º semestre do curso de Direito do Centro Universitário UniFG, Carlos Eduardo, Jennyfer Cotrim, Kaique Meira, Maria Eduarda Rodrigues, Rodrigo Rodrigues e Thiara Farias, apresentaram seminário dando ênfase a temática atual sobre a Barragem de Rejeitos e os Impactos Socioambientais, enfocando principalmente a discussão da construção da Barragem da Bamin, localizada na divisa dos municípios de Caetité e Pindaí, há cerca de 14 Km, acima do lago que fornece água para Ceraíma. A atividade avaliativa faz parte da disciplina Metodologia Científica, ministrada pela professora Polliana Fernandes.

Durante a apresentação, os estudantes universitários esclareceram o que é barragem de rejeitos; finalidades e quais os impactos socioambientais causados pala implementação destas; fiscalização e segurança das barragens; manutenção das barragens; maiores desastres com barragens de rejeitos no Brasil; visão social dos moradores próximos a barragens, concluindo com uma reflexão a cerca da Barragem da Bamin.
Foto: Reprodução
Em contato com a reportagem do Portal Vilson Nunes, o discente, Kaique Meira, explicou o motivo pelo qual o grupo escolheu este tema para abordagem em sala de aula. “Este é um assunto o qual tornou-se pauta, infelizmente em decorrência de tragédias atuais em nosso país. Sim! Discorremos sobre as barragens de rejeitos, onde destacamos pontos importantes acerca do assunto, tais quais sejam: segurança, riscos de rompimento, problemas sociais, econômicos e ambientais, sobretudo a implementação da barragem da Bahia Mineração (BAMIN) nas proximidades do município de Guanambi. Gostaria também de enaltecer a proposta de atividade feita pela docente Pollianna Fernandes, do curso de Direito, que nos possibilitou a escolha deste, que é de extrema importância que saibamos, pois pode vir a nos atingir futuramente”, manifestou o aluno. OUÇA:
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