SISPUMUR apresenta pauta de reivindicações na Câmara de Vereadores de Guanambi


 


No dia 8, a Presidente do SISPUMUR, Professora Elisia Ramos, usou a Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Guanambi para apresentar a pauta de reivindicações da categoria de educação e demais servidores públicos.

Desde o ano de 2018 que o sindicato vem tentando negociar a pauta de reivindicação dos servidores com o Prefeito de Guanambi, onde a principal reivindicação da categoria dos professores é o repasse do Piso Nacional para todos os Profissionais da Educação de 6,81% correspondente ao ano de 2018 e 4.17% correspondente ao ano de 2019.
Os demais servidores reivindicam um reajuste de um pouco mais que 11%, o qual se refere a soma do percentual de 2018 com o de 2019.

Segundo a presidente do SISPUMUR , “o Prefeito Jairo Silveira Magalhães mais uma vez, com a sua política de desvalorização da classe trabalhadora, descumpre as leis e encaminhou para a casa legislativa Projeto para concessão de reajuste apenas para 07 professores num universo de um pouco mais de 500 profissionais da educação. O reajuste atenderá aqueles que fazem parte do quadro especial, ou seja, os que não deram prosseguimento à formação, da mesma forma que fez em 2018, descumprindo a Constituição Federal, quando determina o reajuste anual a todos os trabalhadores.”

A Lei Nacional do Piso estabelece que no seu Artigo  5que “O piso salarial profissional nacional do magistério público da educação básica será atualizado, anualmente, no mês de janeiro, a partir do ano de 2009”.

Os servidores também reclamam do não pagamento dentro do prazo legal, que é até o 5º dia útil do mês subsequente ao mês trabalhado dos servidores da saúde (atraso mês de março). Segundo Elísia Ramos, “este atraso tem causado transtornos na vida destes trabalhadores. Entendemos que os trabalhadores não devem pagar o preço dos desmandos dos governantes a nível nacional, estadual e local, que vem adotando política de retrocesso e precarização dos serviços básicos, principalmente, saúde e educação.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão