Oficina de Diagnóstico Socioambiental Participativo em Guanambi


No dia 08, na Secretaria de Educação de Guanambi, aconteceu a Oficina de Diagnóstico Socioambiental Participativo da Empresa Equatorial Energia, que visa realizar o planejamento das atividades previstas do programa de Educação Ambiental e Educação em Saúde. Esses programas fazem parte do processo de licenciamento ambiental da Linha de Transmissão (LT) 500 kV Igaporã III - Presidente Juscelino/MG.

O evento foi realizado pela empresa consultoria ambiental  ECOLOGY BRASIL com a coordenação de Ariane Brugnhara, Carolina Domingues e Neuseli Lopes Gomes e contou com as presenças do Presidente do Conselho da Cidade - Evilásio Neves, do representante do Departamento de Meio Ambiente - Lailton Câmara, da representante da Secretaria Municipal de Educação - Lucidalva Nogueira, da diretora da ONG Prisma -  Dra. Lourdes, do ex-vereador José Carlos Latinha, da Presidente da APAE - Solange Brito e do ambientalista Rony Santos.

A realização destes Programas é uma medida obrigatória pelo licenciamento ambiental federal do Ibama. A cidade de Guanambi terá um canteiro de obra e áreas de apoio dos Lotes 14 - 22,74 km e 15 - 19,77 km, totalizando 42,51 km.

A Oficina de Diagnóstico Socioambiental Participativo tem como objetivo de identificar as demandas da sociedade e conhecer a realidade ambiental do município e de planejamento dos Programas de Educação Ambiental e Educação em Saúde.

Os representantes do Poder Público e da sociedade civil fizeram um diagnóstico da realidade ambiental local e  analisaram os aspectos positivos e negativos do investimentos,  destacando várias demandas nas referidas áreas: problemas com resíduos sólidos, desmatamento, esgotamento sanitário, saúde pública - dengue e outras endemias, sítios arqueológicos, problemas sociais de jovens e adolescentes, áreas de proteção ambiental. 

O objetivo da empresa é a realização de diversas ações que servem para prevenir, minimizar ou controlar os impactos socioambientais que podem ser causados pelo empreendimento., conforme prevê o Licenciamento Ambiental. Inicialmente serão planejadas atividades do Programa de Educação Ambiental e Educação em Saúde.

Os participantes destacaram a importância da implementação dos Programas de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Efluentes Líquidos, de Recuperação de Áreas Degradadas - PRADA e de Gestão do Patrimônio Arqueológico, bem como as ações do Programa de Educação Ambiental que são fundamentais para o desenvolvimento do município.














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão