Retomada do processo de revisão do Plano Diretor Participativo de Guanambi





  

No dia 12, na Prefeitura Municipal, aconteceu a reunião ordinária da Comissão de Revisão do Plano Diretor Participativo de Guanambi - PDP com o objetivo de dar continuidade ao processo de debate que foi iniciado em 2018.

A reunião contou as presenças dos representantes do Poder Público Municipal, das entidades e da sociedade civil do município. 

O evento contou com as explanações dos representantes do Observatório UniFG do Semiárido Nordestino, Hellen Pereira Cotrim Magalhães, Carlos Magno Santos Clemente e Deborah Marques Pereira, que detalharam sobre o Zoneamento Real de Guanambi, bem como os aspectos do perímetro urbano e a macrozona urbana, zona comercial, zona mista e zona de Interesse social, zona de expansão urbana e o crescimento urbano futuro.

O arquiteto e urbanista da Secretaria de Infraestrutura, Alessandro Costa Barbalho, também fez uma explanação sobre o Plano Diretor 2007/2017 - Lei Nº 223, destacando os aspectos positivos e negativos da implantação do plano diretor anterior, Relatório de Leitura Técnica da Realidade Municipal e os seguintes mapas do PDP/2017: Carta Planimétrica; De evolução urbana;  De divisão de bairros;  De equipamentos institucionais; De hierarquia viária; De pavimentação; Do saneamento básico; De coleta de lixo; De áreas contempladas com rede elétrica; e áreas contempladas com rede telefônica; De uso do solo;  De ocupação de solo;  De proteção ambiental; De tombamento histórico; Das atividades econômicas formais, informais e localização das feiras livres; De perímetro urbano; De expansão urbana; De zoneamento; De interesse social; De especialização de propostas.

Os diversos representantes do poder público e da sociedade debateram os diversos temas apresentados pelos expositores, de forma crítica, identificando os avanços do processo de urbanização da cidade, as perspectivas e os desafios para o desenvolvimento econômico e social de Guanambi. É importante destacar a presença da Vereadora Lilian que tem participado ativamente do processo de revisão do PDP.


  
Os interesses da coletividade devem estar acima as divergências políticas, da especulação imobiliária e dos agentes que influenciam a ação do governo municipal para atender os interesses de minorias privilegiadas.

Plano Diretor é NORMA e é LEI, que estabelece os critérios e as regras de aplicação prática para a regulação do território municipal. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão