Educadores abordam avanços e estímulos à iniciação científica durante a Semana Pedagógica

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado 

Os projetos estruturantes desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado estão sendo abordados pelos professores, coordenadores pedagógicos e gestores participantes da Semana Pedagógica da rede estadual de ensino, que segue até sexta-feira (8), em todas as escolas estaduais. Entre eles está o Ciência na Escola, que tem o objetivo de promover educação científica nas escolas, a partir do protagonismo estudantil. 

No encontro, os educadores estão sendo orientados sobre a chamada pública para a adesão 2019 ao Ciência na Escola e tomam conhecimento sobre as primeiras ações do programa neste início de ano letivo, a exemplo da participação das escolas na Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba), realizada anualmente, em Salvador.

Já no início do ano letivo, cujas aulas começam na próxima segunda-feira (11), será liberada a chamada pública para a adesão 2019 ao Ciência na Escola e à 17ª Feciba, que acontece de 19 a 22 de março. As escolas deverão preencher o formulário de adesão, que estará publicado no Portal da Educação, para que a unidade possa realizar a feira escolar, visando a seleção dos projetos para a feira territorial e, posteriormente, para a seleção para a Feciba 2019.  

O Ciência na Escola fará uma ação mobilizadora por meio de um vídeo orientando os professores a utilizarem os livros 'Bahia, Brasil: identidade, trabalho e inovação'; 'Bahia, Brasil: espaço, ambiente e cultura'; 'Bahia, Brasil: vida, natureza e sociedade'; e 'Terror e aventura: tráfico de africanos e cotidiano da Bahia'. 

O conteúdo das publicações é organizado de forma integrada, georreferenciado na realidade baiana e apresenta conhecimentos das diversas áreas, como Biologia, Geografia, Química, Física e História. Os livros adotados na rede estadual vêm fortalecer o trabalho desenvolvido pelo programa Ciência na Escola, já que trazem uma discussão sociocultural que contribuem com as ações que o Ciência na Escola vem desenvolvendo. 

A coordenadora do Ciência na Escola, Shirley Costa, ressalta a importância dessas discussões no âmbito da Semana Pedagógica. “Falar sobre o Ciência na Escola durante a Semana Pedagógica é essencial, pois o programa investe na formação do professor com o propósito de que ele se torne um incentivador e orientador de projetos, direcionando os estudantes na busca pelo conhecimento científico e, assim, possam colaborar com a melhor convivência em comunidade”, destacou.

Semana Pedagógica 

O evento de preparação para o ano letivo de 2019 acontece duas vezes por ano, desde 2017. Neste primeiro momento de 2019, os educadores estão fazendo o planejamento coletivo baseado no tema 'Pilares para a garantia do direito de aprender: currículo, formação, acompanhamento e avaliação'. Durante os cinco dias de encontro, estão sendo discutidas ações e atividades, bem como avaliam o conteúdo e as estratégias de articulação entre os projetos e o currículo escolar, tendo em vista a melhoria da aprendizagem.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão