LABSOLAR VAI FOMENTAR O SETOR DE ENERGIAS RENOVÁVEIS DA BAHIA

BAHIA ECONÔMICA

LABSOLAR VAI FOMENTAR O SETOR DE ENERGIAS RENOVÁVEIS DA BAHIA
Com investimentos de R$ 3,3 milhões, o primeiro Laboratório de Certificação de Placas Fotovoltaicas (LabSolar) do Norte e Nordeste será inaugurado nesta terça-feira (29), às 9h, no Parque Tecnológico da Bahia, com as presenças dos secretários de Ciência, Tecnologia e Inovação e de Infraestrutura, Rodrigo Hita e Marcus Cavalcanti, respectivamente, e demais autoridades. Instalado no Tecnocentro Bautista Vidal, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o laboratório é fruto de uma parceria entre Governo do Estado, Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e Universidade Federal da Bahia (Ufba).
O Labsolar propõe testar e qualificar as placas fotovoltaicas, iniciativa que vai fomentar o desenvolvimento do setor de energias renováveis do estado, ampliando as condições para a Bahia liderar o ranking de captação de energia solar no Brasil. A região Nordeste concentra os maiores índices de radiação solar, com destaque para o Vale do São Francisco e região Oeste da Bahia. Segundo o secretário da Secti, Rodrigo Hita, “a proposta é aproveitar o potencial energético existente para incentivar empresas a se instalarem no estado e ampliar a utilização da energia solar para suprir a grande e crescente demanda energética”.
O Labsolar vai realizar vários métodos de caracterização de painéis solares fotovoltaicos e células fotovoltaicas: testes climáticos, mecânicos e elétricos, calibração de sensores e fontes de luz. O espaço de 629 m² do Parque Tecnológico da Bahia, disponibilizado pela Secti, está equipado com câmara climática com variação de temperatura de -40°C a 85°C, simulador solar flash, simulador solar contínuo, bancadas de testes mecânicos (deformação, choque, impacto ao granizo, outros), instrumentação elétrica (fontes, multímetros, impedancímetros, outros) e instrumentação ótica (fonte de luz calibrada, espectrômetro, sensores de luz UV, visível e infravermelho).
Para o professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e coordenador do Labsolar, Denis Davi, os métodos vão garantir que os painéis empregados em usinas fotovoltaicas ou em pequenas instalações domésticas sejam de qualidade, fomentando assim o desenvolvimento harmonioso da energia solar do Brasil, particularmente do Nordeste. Ele ainda disse que, com a instalação do novo espaço, o intuito também é oferecer cursos em energia solar e estudos sobre novas tecnologias de conversão fotovoltaica, através da Ufba e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), para capacitação de profissionais e mão de obra especializada.
A inauguração do Labsolar coloca a Bahia em um novo patamar no setor. O secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, destaca a importância da parceria entre Seinfra, Secti, Ufba e Coelba. “Essa parceria vai permitir que os equipamentos utilizados para geração de energia fotovoltaica possam ser analisados e o resultado vai contribuir para o fomento e ampliação da geração de energia na Bahia. Atualmente, a Bahia possui 26 usinas solares em operação e está em construção um parque solar em Casa Nova”, disse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão