A beleza cênica da Cachoeira da Serra do Salto em Pindaí



Situado no Chapadão da Serra Geral, a Serra do Salto fica situada no município de Licínio de Almeida e estende até as cidades de Jacaraci, Urandi e Pindaí. No dia 13, a TV Latinha fez uma expedição para explorar a grandiosidade de suas riquezas naturais e o grande potencial de ecoturismo.

Percorremos o Distrito de Ceraíma em Guanambi rumo ao povoado do Tanque, o distrito de Guirapá e a comunidade do Barreiro em Pindaí, totalizando quase 50 km até chegar nos chapadões da Serra do Salto. O bioma da caatinga se mistura com o cerrado onde avistamos paisagens exuberantes, com vegetação nativa (pequizeiros, cactos), paredões de beleza cênica, rios, córregos, cachoeiras – um verdadeiro oásis em meio ao sertão.

A cachoeira da Serra do Salta está localizada em uma região com grande beleza cênica, principalmente nos vales encaixados e grandes afloramentos de arenito recoberto por caatinga arbórea   arbustiva. O elevado número de cactaceae proporcionando uma paisagem peculiar para essa região.

As águas da cachoeira com o reflexo do sol faz brilha e multiplicar as cores da vegetação que se mistura com a beleza dos paredões cobertos com as árvores nativas. A cachoeira é um paraíso com piscinas naturais, riquezas e exuberância da natureza e um recanto de grande potencial de ecoturismo.

Entretanto, devido à falta de estrutura e de visão do Poder Público, observa-se um grande descarte de lixo, garrafas, latinhas, plásticos deixados pelos trogloditas da atualidade – falta de educação ambiental, consciência ecológica e de preservação da natureza. A área tem um grande potencial de aproveitamento turístico – um oásis no meio do sertão baiano.

A TV Latinha agradece ao amigo Dr. Ruy Azevedo e os jovens pelo convite para explorar novos caminhos e conhecer mais uma recanto exuberante da caatinga.

































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão