A Agenda Nordeste


PORTAL VERMELHO


 Passadas as eleições, o momento é de busca da superação dos graves problemas nacionais. Sua Excelência, o povo, espera dos governantes ações que recoloquem a esperança na mesa dos brasileiros.

Por Flávio Dino e Ricardo Capelli*

  
O Nordeste reúne 57 milhões de pessoas. A região, que já foi o principal polo econômico do país, viveu um recuo brusco ao longo do século 20. Consequência de uma industrialização concentradora de renda e riqueza, descolada da necessária visão de equidade e equilíbrio regional.

A partir do início do século 21, alavancada por fortes investimentos públicos em infraestrutura e políticas sociais, a região viveu uma era de redenção. Entre 2003 e 2013 nossa economia cresceu mais do que a média nacional. Este resultado promoveu uma redução expressiva da pobreza e o fortalecimento da classe média, dinamizando e expandindo a economia local.

O sopro de prosperidade percorreu a região. Mas ainda foi insuficiente para reverter todos os danos causados por décadas de projetos concentradores de riqueza e excludentes de largos segmentos sociais. A partir de 2015, a crise política, que aprofundou a crise econômica, significou um freio drástico nesse ciclo virtuoso.

À retração dos investimentos públicos se somou uma queda vertiginosa nas transferências obrigatórias de recursos arrecadados pelo governo federal. Apenas no Maranhão, a estimativa de perda relativa ao FPE (Fundo de Participação dos Estados) é da ordem de R$ 1,5 bilhão. A reversão desse quadro exige um conjunto de medidas emergenciais. Foi o que os nove governadores do Nordeste sintetizaram em uma carta enviada ao presidente da República recém-eleito.

Precisamos retomar as obras federais na região, com destaque especial para obras rodoviárias, de segurança hídrica e habitacionais, visando à geração de empregos.

Urge a viabilização de fontes de financiamento capazes de reequilibrar o pacto federativo, recompondo as receitas do FPE e do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Uma reforma tributária que corrija distorções, como a baixa tributação sobre bancos e a isenção sobre dividendos, é imperativa. E é necessário desbloquear as operações de crédito dos estados, permitindo novo ciclo de investimentos públicos, especialmente em infraestrutura.

O governo federal precisa liderar o Pacto Nacional pela Segurança Pública, assumindo a execução de ações de enfrentamento ao crime organizado nacionalmente, a exemplo das facções criminosas interestaduais.

Esperamos que o Fundeb seja prorrogado para além de 2020 e que o governo federal amplie sua participação no fundo, dando concretude ao compromisso constitucional com a educação pública, gratuita e de qualidade.

Na saúde, é questão premente encontrar soluções para a saída dos médicos cubanos do Programa Mais Médicos.

Diferentemente de discursos monotemáticos sobre cortes e privatizações, a Agenda Nordeste é de desenvolvimento da nossa nação, único caminho que propiciará dias melhores para o Brasil e para os brasileiros.



*Flávio Dino é governador reeleito do Maranhão (PCdoB), no poder desde 2015; ex-deputado federal
(2007-2011) e Ricardo Cappelli é Secretário-Chefe da Representação Institucional do Governo do Maranhão em Brasília.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão