Os Trilhos e a Estação da Rede Ferroviária Federal em Urandi

           


No dia 01, a TV Latinha fez mais uma expedição visando registrar a memória e a história do sertão baiano. Em Urandi,  José Carlos Latinha e Graça Donato foram recepcionados pelos amigos Baú Cangussu e a Professora Magda Cangussu.

A cidade de Urandi, antiga Nossa Senhora do Amparo das Umburanas, era uma próspera freguesia pertencente ao município de Caetité.  Em 1938, passou a categoria de cidade. Urandi fica localizada no Chapadão da Serra Geral da Bahia.

Na andança pela cidade, avistamos no chapadão os trilhos e a antiga Estação da Rede Ferroviária Federal que fica próximo ao lixão da cidade. A estação está em ruínas e abandonada. É uma mistura de beleza e de tristeza: um monumento histórico localizado em uma linda serra, desmatada, rodeada de lixo e, logo próximo, duas árvores cheias de garças.


O objetivo da TV Latinha é estimular o Poder Público a revitalizar e recuperar essa importante área histórica da cidade e criar um novo Cartão Postal em Urandi.

A pesquisa sobre a história de URANDI e a construção da Rede Ferroviária Federal é rica: Revista Integração Nº 35 “Urandi – Marcas de um Tempo (João Martins); Página na internet “Estações Ferroviárias do Brasil – V.F.F. Leste Brasileiro (c.1948-1975) RFFSA (1975-1996) de autoria de Ralph Mennucci Giesbrecht; Artigo de Vasco Azevedo Neto publicado na Revista Bahia Análise e Dados - Portos e Ferrovia: projeção para o III milênio¹; Livro da UFBA – Universidade Federal da Bahia “Urbanização e Metropolização no Estado da Bahia – Evolução e Dinâmica”; História de Urandi – Bahia de autoria de Sebastião Santos Silva; Livro “Vasco Filho – O Mago das Estradas” de Lorisa Azevedo; Livro “O Rio S.Francisco e a Chapada Diamantina”  de Teodoro Sampaio”. 

A história do bairro DC-5 (5º Departamento de Construção), antigo Departamento, relatada por Sebastião Santos Silva – História de Urandi- Bahia, descreve: “mas foi em 1945 com a construção da estrada de ferro que bairro ganhou expressividade com a construção do almoxarifado, posto de saúde, casa de turma, residência para engenheiros, cinema, lago artificial, mercearia e outros.

Segundo Sebastião Santos Silva, "a estação serviu de meio para exportar gado e toda a produção de minério de manganês e toda importação de trigo e cimento".

Em 1945, a obra da ferrovia transformou a pequena vila de Urandi em um verdadeiro canteiro de obras com a chegada de engenheiros, técnicos, profissionais e operários em construção. Os trilhos e a estação é uma referência histórica do desenvolvimento e da criação de emprego e renda em Urandi – preservar essa memória é fundamental para a cidade!

CURIOSIDADES SOBRE A HISTÓRIA DAS FERROVIAS NA BAHIA

REVISTA INTEGRAÇÃO - JOÃO MARTINS





 Livro da UFBA – Universidade Federal da Bahia “Urbanização e Metropolização no Estado da Bahia – Evolução e Dinâmica”.




Livro “O Rio S.Francisco e a Chapada Diamantina”  de Teodoro Sampaio”. 


Mapa histórico com a localização de Umburanas.

ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS DO BRASIL

Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.

V. F. F. Leste Brasileiro (c.1948-1975)
RFFSA (1975-1996)
http://www.estacoesferroviarias.com.br/ba_monte%20azul/fotos/fotospeq/urandi051-peq.jpgURANDI
Município de Urandi, BA
Linha do Sul - km 810,010 (1960)

BA-3018
x

Inauguração: c.1948
Uso atual: abandonada

com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d

HISTORICO DA LINHA: A linha Sul, Mapele-Monte Azul, foi formada pela união das linhas de diversas ferrovias quase todas originadas no século 19, como a E. F. Central da Bahia, a E. F. Bahia ao São Francisco, a E. F. de Santo Amaro e a E. F. Centro-Oeste da Bahia, que, quando finalmente unidas sob o nome de Viação Férrea Federal do Leste Brasileiro (VFFLB) entre 1935 e 1939, tiveram suas linhas unidas e prolongadas de forma a, em 1951, ligarem Salvador e Mapele à localidade mineira de Monte Azul, ponta dos trilhos da E. F. Central do Brasil. Trens de passageiros passaram pelos seus diversos pedaços desde cada uma de suas origens até a linha completa, desaparecendo em 1979, quando somente faziam o trecho Iaçu-Monte Azul, no sul, e até o início dos anos 1980 entre Mapele e Candeias. Hoje a linha é utilizada apenas por trens cargueiros, que sofrem para passar pelo gargalo do rio Paraguassu.

A ESTAÇÃO: "De existência tão antiga quanto as outras (cidades da região), ela (Urandi) hoje (1946) está em grande surto de progresso, com a chegada das turmas de construção do prolongamento da ferrovia que, unindo a vila baiana de Contendas à cidade mineira de Montes Claros, completará a ligação Bahia-Rio, há tanto esperada. A chegada desta nova gente, movimentando o comércio de Urandi e criando para ela um problema inteiramente desconhecido tal seja o de insuficiência de habitações, apesar das construções novas feitas pelos próprios ferroviários, trouxe, no entanto, como já frisamos, vida nova a uma comprida faixa até então em constante marasmo" (Revista Brasileira de Geografia, out-dez 1946, p. 56). A estação de Urandi teria sido inaugurada por volta de 1948, embora haja fontes que dão a inauguração 
http://www.estacoesferroviarias.com.br/ba_monte%20azul/fotos/urandi091.jpg
http://www.estacoesferroviarias.com.br/ba_monte%20azul/fotos/fotospeq/sacodaonca-peq.jpg
ACIMA: O "Saco da Onça" com suas curvas entre Licínio e Urandi.AO LADO: O "Saco da Onça", próximo a Urandi (Foto Aroldo Batista, 31/12/2008).

em 1950 ou 1951. Entre a estação de Licínio de Almeida e a de Urandi, o trecho corre todo no Saco da Onça, e o número de curvas por causa da serra é enorme, fazendo deste um trecho muito difícil, construído no final dos anos 1940 ainda com tecnologia da
época e nunca remodelado. "A estação de Urandi está em ruinas e ao redor é deposito de lixo. Uma vergonha, é a historia daquela cidade. Pesquisarei mais quando tiver novidades te envio" (Flavia Alves Dantas, 03/2005). Marcelo Pascoal Morais Bacci cita e fotografa uma estação velha em Urandi (mostrada ao pé da página); está também ao lado da linha e em ruínas. Por que e quando teria sido desativada para ser construída uma estação simplíssima em outro ponto?
(Fontes: Flavia Alves Dantas, 2005; Sebastião Santos Silva; João Ezequiel Filho; Aroldo Batista; Marcelo Pascoal Morais Bacci; Roosevelt Reis; IBGE: Revista Brasileira de Geografia, 1946; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, edições de 1932 a 1984; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)



http://www.estacoesferroviarias.com.br/ba_monte%20azul/fotos/fotospeq/urandi9941-peq.jpg
Estação velha de Urandi em 1994. Foto Sebastião Santos Silva e João Ezequiel Filho
http://www.estacoesferroviarias.com.br/ba_monte%20azul/fotos/fotospeq/urandi051-peq.jpg
A estação "nova" em 03/2005, em ruínas. Foto Flavia Alves Dantas
http://www.estacoesferroviarias.com.br/ba_monte%20azul/fotos/fotospeq/urandi052-peq.jpg
A estação "nova" em 03/2005, em ruínas. Foto Flavia Alves Dantas
http://www.estacoesferroviarias.com.br/ba_monte%20azul/fotos/fotospeq/urandi092-peq.jpg
A estação velha de Urandi, já acabadíssima em relação a 15 anos antes, em 2009. Foto Marcelo Bacci


Observação: Abaixo fotos na matéria. 

RALPH MENNUCCI GIESBRECHT
Nascido em 13.11.1951 em São Paulo, SP
Residência atual: Santana de Parnaíba, SP (desde 1982)
Bacharel em Química pela Universidade de São Paulo (1974)
Sócio do IHGSP - Instituto Histórico e Geográgico de São Paulo (2006)
Sócio da ABPF - Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (2000)

TELA DE CLÁUDIA MANUELA - 31.01.2014.

FOTOS ATUAIS DA FERROVIA - BLOG DO LATINHA





















Visita ao Casarão do Major José Guimarães "JUCA".
Museu da Família de Carlos Liberato e Tereza Batista Liberato. 


FOTOS HISTÓRICAS 

Deputado Federal Vasco Neto.

Linha do Sul - 1940 -  Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.

A estação "nova" em 03/2005, em ruínas. Foto Flavia Alves Dantas.

A estação "nova" em 03/2005, em ruínas. Foto Flavia Alves Dantas.

A estação velha de Urandi, já acabadíssima em relação a 15 anos antes, em 2009. Foto Marcelo Bacci.


ACIMA: O "Saco da Onça" com suas curvas entre Licínio e Urandi.
O "Saco da Onça", próximo a Urandi (Foto Aroldo Batista, 31/12/2008).

Estação velha de Urandi em 1994. Foto Sebastião Santos Silva e João Ezequiel Filho.




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