Licitação para a recuperação da Pista do Aeroporto de Guanambi; investimentos superam R$ 7 milhões






O prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, esteve na manhã desta terça-feira (10), na Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), em Salvador, onde acompanhou externamente a licitação para a recuperação do asfalto da área da pista com extensão 1,70 km e do pátio de estacionamento de aeronaves do Aeroporto do Municipal de Guanambi, Isaac Moura Rocha. O gestor comemorou o início desta importante fase do trâmite licitatório, da luta pela implantação da linha aérea regular em Guanambi.

Os investimentos devem ser superiores a R$ 7 milhões de reais, se somados todas as ações que serão realizadas, conforme orçamento prévio. A recuperação da pista é um dos requisitos para que se opere uma linha regular da Azul Linhas Aéreas na cidade, o que deve beneficiar toda a região.

Ao todo, quatro empresas apresentaram propostas de preço, que foram analisadas, de acordo com o estabelecido no Edital, que concluiu pela classificação das licitantes: Mais Construtora Ltda, Paviservice Serviços de Pavimentação Ltda, Lomacon Locação e Construção Ltda e LCM Construção e Comercio S/A, tendo em vista o cumprimento a todas as exigências pré-estabelecidas.

O valor final da licitação será determinado na fase de homologação, quando o cronograma da empresa vencedora deverá ser ajustado ao valor final obtido, através da inclusão na planilha da obra do Sistema de Orçamentos da Superintendência de Infraestrutura de Transportes (SIT). Na fase de habilitação técnica das empresas classificadas, depois do relatório de habilitação, tem o prazo recursal, mediante o resultado do setor de habilitação, não havendo nenhum recurso a ser impetrado pelas demais empresas, é posteriormente declarado a empresa vencedora da licitação, que assinará contrato com o governo para o início das obras.

Outro obstáculo técnico que já foi superado, com a proposta da inversão do sentido dos pousos e decolagens, foi a retirada por parte da Aeronáutica das restrições pelos os morros do entorno da pista. As restrições foram retiradas após a apresentação do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeroportos (PBZPA).

O Prefeito de Guanambi já tem agenda para os próximos dias na sede da empresa Azul, em São Paulo, onde discutirá ações técnicas com a companhia aérea. O prefeito já autorizou também a licitação para compra dos móveis do saguão de passageiros e já deu a ordem de serviço que autoriza os estudos técnicos que irão subsidiar a análise do licenciamento de supressão de vegetação nativa para expansão de área, que irá agilizar a finalização do plano de voo do aeroporto.

ASCOM - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 
- PREFEITURA DE GUANAMBI - 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão