Começa nesta sexta-feira a 41ª Romaria de Bom Jesus da Lapa

Claudia Lessa
A TARDE - PORTAL MUNICÍPIOS


A 41ª Romaria da Terra e das Águas, em Bom Jesus da Lapa (BA), começa nesta sexta-feira (6) e segue até domingo (9), com celebrações religiosas, debates e atividades culturais. Durante o tradicional evento, além das demonstrações de fé, romeiros e romeiras participam de espaços de discussão e formação social e política. A Carta Convocatória da romaria anuncia: “Nossas romarias têm sido marcadas por experiências de fé e vida de um povo peregrino, que reza, luta e propõe ações no chão da vida. A terra, herança de Deus para nossos antepassados, continua sendo, para nós, sinal de sua aliança e espaço para o bem viver”.
Com o tema “Justiça e paz na terra! Compromisso e fidelidade em defesa da vida” e o lema “Se calarem a voz do povo, as fontes secarão”, a romaria de Bom Jesus da Lapa, este ano, traz a preocupação com o atual contexto sociopolítico do país frente às agressões que os pobres e indefesos têm sofrido, assim como o desrespeito aos direitos humanos, sociais e naturais, conforme os seus organizadores. Ainda na carta convocatória ao evento, tem-se: “Nos últimos anos os povos e comunidades tradicionais têm sido profundamente atacados pela grilagem de seus territórios e dizimados seus costumes. É preocupante o agravamento dos conflitos por água nos territórios quilombolas, indígenas, fundos e fechos de pasto, geraiseiros (sertanejos do cerrado do norte de Minas Gerais), ribeirinhos e extrativistas”.
O evento é organizado pela Comissão Pastoral da Terra; Dioceses de Bom Jesus da Lapa, Barreiras, Irecê, Barra e Caetité; Arquidiocese de Vitória da Conquista; Santuário Bom Jesus; e movimentos populares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão