POR UMA CIDADE MAIS LIMPA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PONTOS DE DESCARTE DE LIXO E AMPLIAÇÃO DA FISCALIZAÇÃO



 A Prefeitura Municipal de Guanambi, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, tomou uma importante iniciativa de fiscalizar o descarte de lixo nas ruas, avenidas, bairros e saídas da cidade.





O lixo que produzimos não pode ser descartado em qualquer lugar. O Poder Público deve criar os pontos e espaços para armazenamento provisório do lixo em áreas estratégias de cada bairro, identificar e limpar os chamados “pontos viciados” de descarte de lixo, realizar uma campanha de educação ambiental, ampliar a fiscalização e aplicação de multas nos infratores.

A população precisa colaborar com o processo de educação, fiscalizar e denunciar os flagrantes de descarte irregular de lixo, colaborar com a limpeza da cidade, fazendo a coleta seletiva nas residências com a separação do lixo orgânico, latas e plásticos.  

A limpeza da cidade é uma questão de saúde pública. O descarte de lixo em áreas públicas provocam proliferação de ratos, roedores, insetos e traz doenças.

Desde 2010, todos os municípios brasileiros foram orientados a seguir uma política nacional de resíduos sólidos. Cada cidade deve, além de coletar, dar um destino adequado ao lixo recolhido, que não pode ser um lixão. Os lixões foram proibidos em todo o país.

A realização de uma campanha de educação ambiental por uma cidade mais limpa contribui com a saúde pública, menos pessoas adoecem, estimula o turismo, melhora a qualidade de vida das pessoas e garante a preservação do meio ambiente.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão