Governo inaugura quatro policlínicas a partir de novembro

AscomGovBA

Neste fim de ano, serão entregues as primeiras quatro policlínicas regionais de saúde, totalmente equipadas, que irão oferecer aos moradores das regiões de Teixeira de Freitas (extremo sul), Guanambi (sudoeste)i, Jequié (centro) e Irecê (centro norte) consultas em até 18 especialidades diferentes por unidade. Além disso de exames como ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, ecocardiografia, eletroencefalograma, endoscopia e colonoscopia.

As policlínicas fazem parte dos Consórcios Públicos de Saúde, iniciativa do Governo da Bahia para levar atendimento especializado e exames de alta complexidade ao interior, evitando, com isso, que os pacientes se desloquem para os grandes centros em busca desses atendimentos.  As obras e os equipamentos foram custeados com recursos financeiros do governo estadual e o custeio mensal será de 40% para o Estado e os 60% restantes serão divididos entre os municípios consorciados.

Policl'inica
Foto: Divulgação/Saúde

Ao todo, a Bahia já possui 11 Consórcios formados, nove em discussão, além de outras cinco policlínicas já em obras. Para o secretário estadual da Saúde,, Fábio Vilas-Boas, “o projeto das policlínicas irá mudar a realidade da atenção de média complexidade na Bahia, garantindo maior resolutividade às unidades básicas de saúde”.

Policlínica de Guanambi

No dia 24 do mesmo mês, será a vez de a população da região de Guanambi receber sua unidade totalmente equipada. Para isso, o Governo investiu R$ 24 milhões, entre obras, equipamentos e microônibus, e vai atender moradores dos municípios de Caculé, Caetité, Carinhanha, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiú, Jacarací, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Rio De Santana, Rio Do Antônio, Sebastião Laranjeiras e Urandi. Os pacientes terão 12 micro-ônibus à sua disposição.

Fonte: Ascom/Secretaria da Saúde do Estado (Sesab)

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão