Palestra sobre a investigação da morte de Anísio Teixeira em Caetité














Ontem (4), às 16 horas, em Caetité, a Casa Anísio Teixeira realizou uma palestra com o tema "O PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO DA MORTE DO EDUCADOR ANÍSIO TEIXEIRA" com o membro do Conselho Curador da Fundação Anísio Teixeira, Professor da UFBA - João Augusto de Lima Rocha, que é um estudioso da vida e obra do educador. 

O evento contou com as presenças do Diretor do NTE-13, Professor André Brandão, e da Secretária Municipal de Educação de Caetité -  Iamara Junqueira Souza Carvalho.

Anísio Teixeira foi morto pela ditadura militar, aponta relatório




Anísio Teixeira Anísio Teixeira 
Entre as provas, estão estudos feitos a partir das fotos do local onde o corpo foi encontrado, que só agora foram divulgadas e puderam ser acessadas, e do exame cadavérico. Anísio foi achado no fosso do elevador do prédio onde morava o dicionarista Aurélio Buarque de Holanda, no Rio de Janeiro, no dia 13 de março de 1971, em condições que, segundo a avaliação do pesquisador, provam que a cena foi montada para fazer parecer um acidente.
O conhecimento em física permitiu que João Augusto Rocha, que é engenheiro e professor da área na UFBA, percebesse, por exemplo, que os óculos de Anísio, encontrados junto ao corpo, não poderiam estar intactos como estavam, considerando a velocidade que uma possível queda do elevador se daria. “Pela ação, os óculos deveriam estar esmagados”, explicou o professor.
O relatório também traz uma informação, recebida de autoridades militares da época, de que no dia 12 de março, um dia antes do corpo ser encontrado, Anísio esteve preso na Aeronáutica, para onde foi levado após ter desaparecido, no dia 11. João Rocha afirma que a análise do exame cadavérico, feita pelo renomado legista Luiz Galvão e que também integra o documento, refuta a hipótese de acidente e também converge para a tese de assassinato.

A data escolhida para a divulgação do relatório, registra os 45 anos do desaparecimento de Anísio Teixeira, um dos mais importantes nomes da educação no Brasil. As novas informações serão encaminhas para a Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos, do Governo federal, que deverá analisar as provas e poderá, se houver constatação, promover reparação à família e reconhecer a responsabilidade do Estado brasileiro. PORTAL VERMELHO



Casa Anísio Teixeira


BREVE HISTÓRICO (1998 – 2009)

A Casa Anísio Teixeira é uma entidade cultural vinculada à Fundação Anísio Teixeira e por esta administrada, localizada na casa natal do educador Anísio Teixeira, na cidade de Caetité, sudoeste da Bahia, em imóvel tombado que é patrimônio da Fundação. Inaugurada em fev/1998, após restauração feita pelo Governo da Bahia através do IPAC, a Casa Anísio Teixeira tem como objetivo preservar e divulgar o pensamento e a obra do educador Anísio Teixeira, bem como promover o desenvolvimento regional do ponto de vista da Educação e da Cultura, inspirando-se nos ideais e princípios do educador, que sempre militou em favor da expansão das oportunidades de educação pública, gratuita e de qualidade, em nosso país.

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão