Veja como vai ficar o Sistema Viário Lauro de Freitas





Até o final do ano, os moradores de Lauro de Freitas poderão chegar à região do Iguatemi em menos de 25 minutos, utilizando a Linha 2 do metrô. Para que o sistema metroviário, que está sendo implantando pela CCR Metrô Bahia chegue ao município, seguindo até a Estação Aeroporto, é necessário adequar o sistema viário de acesso à cidade. 

As intervenções estão acontecendo na área entre o final da Av. Carybé e o trecho inicial da Avenida Santos Dumont (novo nome de parte da antiga Estrada do Coco), incluindo um redesenho das vias e a construção de viadutos e pontilhões. 

As obras tiveram início, com o alargamento das vias existentes, em ambos os sentidos, a partir do viaduto Dois de Julho (final da Av. Carybé), sem interferência no tráfego. A via permanente (trilhos) do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas será instalada em parte da atual pista no sentido Salvador e os alargamentos permitirão remanejar o fluxo de veículos para execução das etapas seguintes. A quantidade de faixas não será alterada.

Em breve, iniciará uma nova fase da obra, com as primeiras mudanças no trânsito local. A pista de ligação entre as avenidas do Bambuzal e Santos Dumont será alargada. É nessa área que será construído o terminal dos ônibus gratuitos que farão o transporte de passageiros entre o aeroporto e a estação do metrô de mesmo nome. O estacionamento de trens da Linha 2 será construído na região da Av. Dois de Julho. 

A Travessa Santos Dumont (conhecida como Rua das Locadoras) também ganhará nova ponte de acesso, melhorando a ligação entre as avenidas do Bambuzal e Santos Dumont. Esta melhoria será feita para adequar as dimensões e capacidade da estrutura. A ponte atual permanecerá aberta ao tráfego até que parte da nova ponte esteja liberada para veículos.

No sentido Lauro de Freitas, um pontilhão será construído dando acesso ao novo viaduto que passará por cima da via permanente do metrô, com término na altura da Cresauto. No total serão adicionados cerca de 700 metros de pista, mantendo as três faixas de rolamento do viário atual. No sentido Salvador, a pista será ajustada com a manutenção das três faixas atuais e criação do acesso ao Terminal Aeroporto, principal ponto de integração dos ônibus com o metrô na região. O conjunto de obras viárias deve ser concluído em seis meses.

Com 13.000 metros quadrados de área total, o terminal será interligado à futura Estação Aeroporto do metrô por meio de uma passarela, facilitando o deslocamento dos passageiros que poderão utilizar os dois meios de transporte pagando apenas uma passagem. O terminal terá capacidade para mais de 105 mil passageiros/dia e até 70 ônibus por hora.

A Estação Aeroporto está sendo construída na área entre o bambuzal, localizado no acesso ao Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, e a Av. Santos Dumont. Com estrutura pré-moldada finalizada, em fase final de acabamento, a estação deve estar pronta para operação até o final do ano. 

Com capacidade de transportar até mil passageiros por trem e operar com intervalo entre trens de três minutos, o metrô fará o percurso entre as estações Aeroporto e Acesso Norte em 27 minutos. Ao desembarcar em Acesso Norte, o usuário pode pegar a Linha 1, sem custo adicional, chegando às estações Lapa ou Pirajá em cerca de oito minutos.
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