Lançamento do livro Antônio Montalvão: Idealismo e Lutas no Sertão Mineiro




Por:Assessoria de Comunicação   


A professora Mestra Kátia Montalvão, docente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e membro efetivo da Academia Guanambiense de Letras, lançou o seu livro: ANTÔNIO MONTALVÃO: Idealismo e Lutas no Sertão Mineiro, no dia 13 de junho de 2017, na cidade de Montalvânia (MG).

O evento fez parte das comemorações do Centenário de Antônio Montalvão, seu pai. A solenidade do lançamento foi realizada pelo Memorial Montalvão e a Academia Guanambiense de Letras, com a presença da Presidente Lajucy Rodrigues Donato e Délio João Viana Martins. Esse momento foi marcado também pelo lançamento de um selo, pelos correios do Estado de Minas Gerais, em homenagem ao centenário desse grande visionário. O evento contou com a presença das escolas do município e de representantes dos municípios de Juvenília, Manga, Januária e Montes Claros. Como também com a presença de Sidney Olimpio, representante da Academia de Letras de Januária. O livro retrata a história de vida de Antônio Montalvão, suas lutas contra o poder político dos coronéis e sua trajetória para a fundação da cidade que considerava ideal.

Segundo a autora, no início da década de 1950 a região de Manga no Norte de Minas Gerais, onde se situavam as terras do município de Montalvânia, mantinha-se ainda território de clãs políticos que manipulavam livremente a política local. É nesse contexto que se inicia a trajetória política de Antônio Montalvão, que desafia a forma de governar vigente no município, com planos e trabalhos engajados nas necessidades básicas das classes socioeconômicas mais desfavorecidas da região. A cidade de Montalvânia foi fundada por Antônio Montalvão em 1952, um idealista, autodidata, escritor, pesquisador e grande conhecedor do Sertão Norte Mineiro, a partir de planos abalizados no sonho de criar um lugar que viesse atender às necessidades de um povo carente e fraquejado pela dominação do poder coronelista regional. Para a realização dos seus projetos, Montalvão não mediu esforços: arquitetou a cidade, traçou a planta urbanística, doou terras, criou escolas, gerou estabelecimentos comerciais, comandou aberturas de estradas, trouxe professores, médicos, enfermeiros, entre outros profissionais, buscando a criação de uma infraestrutura urbana, subsidiada por seus próprios recursos financeiros.

A autora coloca que, com o passar dos anos, torna-se cada vez mais imperiosa a necessidade de registrar, documentar e trazer para a discussão das novas gerações do povo brasileiro a exemplar trajetória de vida desse grande idealista. O Livro lançado no evento e o Memorial contam e guardam essa História.

Montalvão projetou a cidade com ruas largas, avenidas com palmeiras, cujos nomes homenageiam santos, filósofos e pensadores, como Buda, Galileu, Sócrates, Platão e Confúcio, que dá nome à avenida principal. A Praça Cristo Rei, no centro da cidade, simboliza a convergência do diversificado pensamento universal que forma o mosaico do conhecimento global. Além da saga da fundação de Montalvânia, em 1974 Montalvão pesquisou, catalogou e divulgou, através de cursos, revistas e jornais, as inscrições rupestres das cavernas da região.

O centenário de Antônio Montalvão foi realizado com a participação das escolas do município de Montalvânia e municípios circunvizinhos. O lançamento do livro da escritora Kátia Montalvão veio abrilhantar mais ainda as comemorações desse grandioso evento Norte Mineiro, realizado em Montalvânia.










Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão