15 de jun de 2017

Chineses formam consórcio para remodelar projeto da Ponte Salvador-Itaparica

BOCÃO NEWS


 
Por Vinícius Ribeiro | Fotos: Gilberto Júnior/Bocão News
O impasse envolvendo a construção da ponte Salvador-Ilha de Itaparica deverá ser definido até o final do ano, conforme o governador Rui Costa. Em entrevista na Rádio Sociedade, na manhã desta quarta-feira (14), o gestor estadual afirmou que três empresas interessadas no empreendimento se uniram em um consórcio para avaliar o projeto, com investimento avaliado em R$ 8 bilhões.
 
"É um projeto caro!. É um projeto que as empresas precisam olhar com muito carinho.  Eu acredito neste projeto, acho que todo mundo vai ter de fazer muita conta, os chineses estão fazendo estudos e vão propor um novo modelo arquitetônico para a ponte", disse Rui, explicando que a planta deverá sofrer alterações visando a redução dos custos.
 
Ainda segundo o governador, 40% do retorno de investimento deve ser obtido com a cobrança do pedágio. O 60% restantes serão divididos entre Estado (20%), a iniciativa privada, "através de uma participação do direito de construir e edificar na ilha e no baixo sul, 20%, e o governo federal, 20%".  A obra tem previsão de início em 2018, com duração de até 4 anos.