IFBaino Campus Guanambi: I SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA E PRODUÇÃO ORGÂNICA










Hoje (6), no Instituto Federal Baiano Campus Guanambi, acontece o I SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA E PRODUÇÃO ORGÂNICA e a I FEIRA AGROECOLÓGICA DO IF BAIANO CAMPUS GUANAMBI com a presença de diversas cidades do Território Sertão Produtivo. 

O evento está sendo coordenado pela Professora e Pesquisadora Felizarda Viana e conta com a realização de palestras, oficinas, debates e exposição de barracas com produtos orgânicos da Agricultura Familiar e Economia Solidária.

A Feira Agroecológica conta com a exposição de temperos, doces artesanais, olerícolas, frutas, sementes crioulas e artesanatos das associações e demais entidades da sociedade civil do Território Sertão Produtivo.

Segundo o Diretor Carlos Roberto Santana e o Diretor Acadêmico Nivaldo Moreira, a Feira é uma atividade prática de estímulo e divulgação da Comercialização da Produção Agroecológica da Região e tem o objetivo de apoiar os agricultores familiares, estimular o consumo de uma alimentação saudável e mostrar a importância de preservar o meio ambiente e respeitar a biodiversidade.  

A iniciativa atraiu e atendeu à expectativa de um público que demanda uma alimentação saudável, livre de agrotóxicos e contaminantes, cuja produção respeita o meio ambiente e o produção da agricultura familiar.

A feira também conta com as presenças de diversas comunidades quilombolas da região, do representante do CESOL - Centro Público de Economia Solidária do Território Sertão Produtivo - Eduardo Moraes, do funcionário da Codevasf - Toninho Lelis, do Presidente do STR de Guanambi - Luís Pereira e de diversas associações de produção agroecológica de Guanambi, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Urandi, Candiba, Caetité, Sebastião Laranjeiras e outras cidades, jovens, estudantes, funcionários e professores do IFBaiano. 


É importante destacar a presença de Dona Silvanila da comunidade quilombola  da cidade de Palmas de Monte Alto que fez uma demonstração do processo histórico do tear de pedal -  arte milenar de entrelaçar fios com o tear está sendo preservada em nossa região. O processo começa com a fiação, produção do fio a partir do algodão e a tecelagem.

VEJA VÍDEO ABAIXO:



ESTUDANTES DO COLÉGIO WILSON LINS - PALMAS DE MONTE ALTO.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão