ONG PRISMA - Projeto de Revitalização e Recuperação do Riacho do Belém



A ONG Prisma (Proteção e Revitalização Integrada da Serra de Monte Alto) vai realizar uma importante CAMPANHA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, visando o lançamento do Projeto de Revitalização e Recuperação do Riacho do Belém.

A meta é estabelecer uma parceria com o poder público municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, tendo como objetivo a recuperação do riacho, limpeza e recolhimento do lixo e plantio de mudas de espécies nativas no trecho do Parque da Cidade até  a Ponte de Dona Dedé.

O Riacho do Belém atravessa na zona urbana de Guanambi,e  representa um importante área do patrimônio natural, ambiental, histórico e cultural da cidade, que envolve áreas de preservação e proteção, conforme Lei Nº 223 de 04 de dezembro de 2007.

O riacho banha a zona urbana e atravessa a cidade desde o Parque da Cidade até a Ponte de Dona Dedé, desaguando no afluente do Rio Carnaíba de Dentro, bem como no Rio das Rãs, São Francisco e Rio Carinhanha. Situado num trecho de exploração de comércios, feira livre e moradias, aumentando seus riscos de destruição, principalmente nos períodos chuvosos, a exemplo do que aconteceu recentemente, significando risco de vida. Além disso, o riacho recebe uma imensa carga de poluentes e se transformou em verdadeiro esgoto a céu aberto, que provoca problemas de saúde pública e poluição dos rios Carnaíba de Dentro, Rio das Rãs, Rio São Francisco e Rio Carinhanha.

Embora o riacho já tenha sofrido alterações significativas, ele pode ser considerado como um importante afluente prioritário para preservação e recuperação ambiental, existindo ainda nas suas proximidades do Parque da Cidade e da UNEB uma reserva florestal com importantes exemplares de fauna e flora característica do sertão.

A área sofre constantes agressões, com desmatamentos, muito lixo, uso e ocupação desordenados do solo e construções nas proximidades dos seus leitos, principalmente porque a maioria dos lotes na região do Bairro Brindes e da Ponte de Dona Dedé estão em mãos de particulares, e portanto com dificuldade de controle público.

A ONG Prisma conclama a população para participar do mutirão de plantio de mudas, limpeza da área e da preservação e recuperação do riacho  com a  realização de palestras. trabalhos de educação ambiental e conscientização da população para não jogar lixo na região. Conclamamos aos moradores do bairro Brindes a cuidarem e adotarem as árvores que serão plantas no entorno do Riacho do Belém.

FOTOS DA DEGRADAÇÃO DO RIACHO DO BELÉM



















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão