TV LATINHA GRAVA DOCUMENTÁRIO ESPECIAL SOBRE A FAZENDA POÇO COMPRIDO EM GUANAMBI














Ruína da senzala - alojamento que se destinava à moradia dos escravos nos engenhos
 e fazendas do Brasil colônia e do Império do Brasil. 




Ontem (2), a TV LATINHA gravou um documentário especial sobre a Fazenda Poço Comprido com o objetivo de resgatar a história desse importante casarão histórico de Guanambi que fica localizado à 16 km da cidade. O casarão, do período colonial, foi construído em 1883 e restaurado em 2003, através de uma doação do ex-Prefeito Nilo Coelho. 

A fazenda tem um grande potencial de produção agrícola e uma diversidade de frutas, hortas, flores e plantas nativas, bem como produção animal. Também tem uma linda barragem de pedra, construída no leito do Rio Carnaíba.

No entorno do casarão ainda encontra os resquícios das ruínas das senzalas dos escravos e um tronco (instrumento de tortura) dos negros no período escravista.

Na fazenda funcionou o programa de apoio a caprino-ovinocultura que foi abandonado pela atual gestão. Leia abaixo matéria sobre o objetivo do programa.





Guanambi terá programa de apoio a caprino-ovinocultura

A Câmara de Vereadores de Guanambi aprovou projeto de lei abrindo crédito especial na lei de Diretrizes orçamentária e no plano plurianual para instituir o programa de apoio e difusão tecnológica voltado para a ovino-caprinocultura no município. O programa tem como foco ações para nutrição, melhoramento genético, assistência técnica, objetivando melhorar a qualidade de vida dos pequenos produtores rurais, gerando emprego e renda.

O programa  beneficiou 200 produtores rurais através da cooperativa dos criadores de ovinos e caprinos com execução da Secretaria Municipal de Agricultura, Industria e Comércio. Foi um programa amplo que vai desde a capacitação dos criadores, implantação de um centro de difusão de tecnologias e outras ações.

O projeto foi implantado na propriedade Fazenda Poço Comprido, localizada a 16 km da cidade de Guanambi, sentido Palmas de Monte Alto. Nesta fazenda está localizada o Casarão Hildo dos Santos Malheiros, marco histórico e cultural do município de Guanambi.

O imóvel, de 36,7 ha de área, apresenta as condições básicas necessárias para implantação do CDT. A água, em quantidade e qualidade satisfatória, será obtida da barragem do Poço Comprido, construída no leito do Rio Carnaíba de Dentro. A área é suficiente e adequada para implantação de culturas forrageiras, necessárias para manutenção dos animais, inclusive com potencialidade para irrigação. O imóvel é provido de energia elétrica bifásica 13,8 V, 440/220.

A exploração racional das espécies caprina e ovina é, do ponto de vista ambiental, uma atividade integrada ao ecossistema da região Semi-árida. Em adição, sob o aspecto de mercado, a caprino-ovinocultura é uma atividade que apresenta grandes perspectivas do ponto de vista econômico, como, por exemplo, o mercado da carne que apresenta uma demanda da ordem de 55,57 mil toneladas contra uma oferta de apenas 43,39 mil toneladas, resultando em um déficit anual de 12,18 mil toneladas deste produto, somente no Nordeste (Campos, 1999). E neste mesmo contexto, de menor oferta que demanda, estão inseridos o couro e o leite com seus derivados.

A caprino-ovinocultura tradicional tem contribuído para a sobrevivência da população de baixa renda em diversas regiões de clima semi-árido. No entanto, esse modelo de exploração apresenta limitações para atingir a sustentação econômica. Este fato decorre, especialmente, em função da ausência de infra-estrutura nas propriedades, bem como, do baixo conhecimento técnico e gerencial dos produtores rurais. Desta forma, a incorporação de tecnologia adequada poderá transformar o sistema produtivo tradicional em uma atividade rentável, com destacado potencial para modificar, positivamente, a situação econômica e social das comunidades rurais localizadas em região semi-árida.

A concepção desse projeto teve como princípio básico a melhoria da qualidade de vida do pequeno produtor rural, através da elevação dos atuais índices de produção. Para tanto, estarão sendo disponibilizados serviços de apoio a toda a cadeia produtiva, inclusive com a implantação de um Centro de Difusão Tecnológica, possibilitando a transformação da atual caprino-ovinocultura de subsistência em uma atividade econômica e ambientalmente sustentável. (Fonte: Ascom de Guanambi)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão