Nota de esclarecimento sobre possível ocupação irregular na barragem de Poço do Magro, em Guanambi (BA)


Com o intuito de trazer esclarecimentos à sociedade, a Codevasf manifesta-se, por meio de nota oficial, sobre notícia publicada no site do Ministério Público Federal, no dia 29/7, e republicada em veículos informativos da Bahia com o título: “MPF apura omissão da Codevasf em relação à ocupação irregular na barragem de Poço do Magro, em Guanambi (BA)”.

Segue a nota:

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) informa que abriu dois processos administrativos com o objetivo de deliberar sobre possíveis ocupações em áreas pertencentes à empresa. Ambos estão em curso e, somados ao levantamento da área de preservação permanente – ação também em execução -, servirão, quando concluídos, para subsidiar possíveis requerimentos de reintegração de posse das áreas que eventualmente se comprove pertencerem à Codevasf.

É importante acrescentar que, seguindo recomendação do Ministério Público Federal (MPF), a Codevasf realizou, em 02 de junho deste ano, reunião em Guanambi que teve a participação do Inema, da Agência Nacional de Águas (ANA), Embasa, secretarias municipais de Guanambi e Candiba, Câmara de Vereadores de Guanambi, organizações não-governamentais e associações locais. O objetivo foi discutir e definir conjuntamente os usos da barragem. A ata da reunião, lista de presença e relatório fotográfico foram formalmente enviados pela Codevasf ao MPF e demais órgãos.

Vale ainda informar que todas as recomendações feitas em maio deste ano à Codevasf pelo MPF, por ofício, e pelo Inema, por meio de notificação, já foram cumpridas ou estão em curso. Para a conclusão de algumas delas a Codevasf solicitou formalmente a extensão do prazo dado pelos órgãos devido a dificuldades de ordem ambiental, estrutural ou jurídicas que se interpuseram às providências. O MPF autorizou dilatação do prazo em mais 120 dias.

leandro.silva 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão