A DISPUTA POR UMA VAGA NA CÂMARA SERÁ A MAIS ACIRRADA DE TODOS OS TEMPOS



Com a realização das convenções partidárias no último final de semana em Guanambi, foi dada a largada oficial para que os candidatos possam efetivamente buscar o voto do eleitor. A briga por um espaço no legislativo municipal é comprovadamente a mais difícil de todos os tempos.
O número de candidatos a vereadores para este ano é de 93, para ocupar 15 vagas, o que daria uma média 6,2 candidatos por vaga. Entretanto, levando em consideração a taxa de renovação historicamente na casa de 40%, nove dos atuais edis seriam reconduzidos à Câmara criando uma acirrada disputa pelas seis vagas restantes, na proporção de 14x1.
Entretanto, a distribuição de vagas na câmara (eleições proporcionais) se dá com base no quociente eleitoral, que é o resultado da soma total de votos de um partido ou coligação dividido pelo número de vagas no parlamento. Nesta fórmula incompreendida pela maioria do eleitorado, nem sempre quem faz mais votos é eleito.
Numa disputa severa pelo voto do eleitor, muitos candidatos novos concorrem com velhos conhecidos e a sorte está lançada. Que as melhores propostas sejam apresentadas e que o eleitor seja capaz usar o seu voto como ferramenta para melhorar a política e torná-la um instrumento para o bem comum. Isso é a democracia.
Por Bonny Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão