VISITA AO MUNICÍPIO DE PARATINGA

















Hoje(5), o Assessor da Senadora Lídice da Mata - José Carlos Latinha (PSB) visitou a cidade de Paratinga com o objetivo de debater com o Presidente da Comissão Provisória do partido, Jorge Serra, a conjuntura política local e o projeto 2016, bem como visitar os pontos turísticos da cidade, analisar a situação do Rio São Francisco e verificar a situação caótica da BA-160.
As reivindicações serão encaminhadas para a Senadora Lídice da Mata, Deputada Estadual Fabíola Mansur e o Deputado Federal Bebeto.














Topônimo
"Paratinga" é um termo de origem tupi que significa "rio branco", através da junção dos termos pará ("rio") e tinga ("branco").
Características Gerais
Era a maior cidade de sua microrregião, suas terras se estendiam por onde hoje é Bom Jesus da Lapa, Ibotirama, Macaúbas, dentre outras dezessete cidades do oeste baiano.
Cidade de história e cultura muito rica, até hoje preservam-se casas com características barrocas.
Paratinga tem pontos turísticos como as Águas Termais do Paulista e do Brejo das Moças, com piscinas naturais de água termo-mineral, além da Gruta da Lapinha, com desenhos rupestres ainda conservados e com potencial turístico a ser explorado.
Possui a maior ilha fluvial do Rio São Francisco, denominada de Ilha de Paratinga. O município é banhado pelo Rio São Francisco e, em toda sua extensão, possui belas praias e recantos ribeirinhos onde se tem a prática da pesca esportiva.


Histórico
Em 1745, o povoado formado a partir da fazenda de gado denominada Santo Antônio do Urubu de Cima foi emancipado, promovido à categoria de vila. No ano de 1827 limitava-se, ao norte, com a Vila de Pilão Arcado; ao Sul com o estado de Minas Gerais; a oeste, com Barra do Rio Grande e Campo Largo; a leste, com Vila de Santo Antônio da Jacobina, Rio de Contas e a Vila Nova do Príncipe e Santana de Caetité.
Em 2 de maio de 1835, foi criada a Comarca do Urubu, com objetivo de levar o poder do governo imperial à região.
Em 25 de junho de 1897, a sede foi elevada à categoria de cidade, com o nome de Cidade do Urubu. Em 29 de maio de 1943, o nome do município foi alterado para Rio Branco. Em 31 de dezembro de 1943, o nome da cidade sofreu nova alteração, passando a se chamar Paratinga. 

Fonte: 

Paratinga – Wikipédia, a enciclopédia livre


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão