Empresário Luiz Carlos Fernandes de Souza pode romper a polarização em Guanambi e vencer as eleições para prefeito em 2016


informais sobre a disputa eleitoral de Guanambi sugerem que, no momento, há uma polarização entre o ex-governador e ex-prefeito Nilo Augusto de Moraes Coelho, do PSDB, e a deputada estadual Ivana Teixeira Bastos, do PSD. Os números indicam que, fosse hoje a eleição, embora a candidata social democrata conte com o apoio e o prestígio do prefeito Charles Fernandes Silveira Santana (PP) - dono de expressivos 80% de aprovação popular - o tucano seria eleito para cumprir seu quarto mandato à frente do Executivo Municipal.

Um cenário de disputa entre o ex-prefeito Nilo Coelho e qualquer dos pretensos candidatos do grupo liderado por Charles Fernandes e com as bênçãos do governador Rui Costa dos Santos (PT) - além da deputada Ivana Bastos disputam a indicação o secretário municipal de Planejamento Jairo Magalhães e o vereador Hugo Vanusco Costa Pereira - confirmaria o racha de uma parceria que extrapolou os limites da política e era vista pela população como sinalização de uma amizade sólida entre o ex e o atual prefeito.

Como há sinalizações, embora oficiosas, do prefeito Charles Fernandes e do ex-prefeito Nilo Coelho de que gostariam de evitar o confronto e, por consequência, o rompimento de relações pessoais e políticas, um nome surge como uma alternativa para unir todas as correntes e fazer com que Guanambi tenha uma eleição inédita de candidatura única. Trata-se do empresário Luiz Carlos Fernandes de Souza, do Democratas, que tem conduzido sua atuação política de forma a preservar os interesses de Guanambi, transitando com desenvoltura e credibilidade em todas as correntes políticas, exceto, evidente, as legendas com viés mais radical à esquerda - PCdoB e o PSB do vereador cassado José Calos (Latinha) Lélis Costa.

Em uma sondagem informal sobre as possibilidades de eventuais candidaturas à sucessão municipal, na medida em que é apresentado como possível candidato e apontado como nome de consenso entre os grupos liderados por Nilo Coelho e Charles Fernandes, o empresário aparece como o pré-candidato que tende a deslanchar. Noutras palavras, é possível que seja o único capaz de romper a polarização e unir os dois principais grupos políticos guanambineses, surgindo como fato novo, e assim ganhar as eleições.

É cedo para afirmações peremptórias, mas o fato é que Luiz Carlos Fernandes, por ser um empreendedor de sucesso e não ter desgaste pessoal, transitando com desenvoltura em todas as correntes políticas e extratos sociais, pode ser visto como a alternativa.

Jornal do Sudoeste

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão