21 de dez de 2015

PROGRAMA TODOS PELA ALFABETIZAÇÃO INICIA ADESÃO PARA 9° ETAPA NESTA SEGUNDA (21)

BAHIA ECONÔMICA

 
O Programa Todos pela Alfabetização (Topa) inicia nesta segunda-feira (21) e segue até o dia 20 de janeiro de 2016, as adesões para a 9ª etapa do programa, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado, em parceria com o governo federal. Podem participar prefeituras e entidades dos movimentos social e sindical de todo o estado. A meta para 2016 é matricular 100 mil pessoas, acima de 15 anos, adultos e idosos que não puderam efetuar os estudos na idade regular. 
 
As prefeituras já parceiras ou interessadas podem entrar em contato com o setor de Sistema da Coordenação Geral do Programa Topa, por meio do e-mail topa.sistema@educacao.ba.gov.br para posterior liberação de acesso ao Sistema Gestão Topa. Após isso, devem preencher o formulário disponível no sistema pela internet, imprimir duas vias do termo de adesão assinadas pelo prefeito e secretário municipal de Educação. O termo e a documentação exigida devem ser encaminhados via Sedex para a coordenação de Avaliação e Monitoramento do Topa (Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Programa Topa – Todos pela Alfabetização.
 
As entidades que queiram firmar a parceria na 9ª etapa do programa devem comparecer ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de sua jurisdição, com a documentação exigida para a efetivação do processo e preencher o termo de adesão com assinatura do responsável legal da entidade. A Coordenação de Avaliação e Monitoramento entrará em contato por e-mail informando sobre a aprovação ou não da entidade ou prefeitura. Caso seja aprovada, as instituições parceiras serão autorizadas a realizar o cadastramento e definição de metas. 
 
“Continuamos nessa luta pela redução do analfabetismo em que elaboramos o Plano Plurianual de Alfabetização e que foi aprovado pelo Ministério da Educação [MEC]. Com isso, queremos atrair novas adesões de parceiros como entidades e prefeituras nessa grande ação alfabetizadora”, diz a coordenadora Geral do Topa, Elenir Alves. O Programa Todos pela Alfabetização é desenvolvido pela Secretaria da Educação desde 2007, em parceria com o governo federal, e já possibilitou que mais de 1,3 milhão de jovens acima de 15 anos, adultos e idosos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, fossem alfabetizados. Ao assegurar a alfabetização, o Topa também promove resgate da cidadania para jovens, adultos e idosos.