A IMPORTÂNCIA DA IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA EM GUANAMBI





Fotos - BLOG DO LATINHA.


FACULDADE GUANAMBI - COLETIVA DE IMPRENSA

Hoje (17), das 10 às 12 horas, a Faculdade Guanambi realizou uma coletiva de imprensa com o objetivo de anunciar oficialmente a implantação do curso de Medicina em Guanambi.

A coletiva foi coordenada pelo Diretor Geral, Felipe Gabriel Duarte, e o Diretor Acadêmico e Administrativo, Georgheton Melo Nogueira,  que fizeram uma explanação sobre a importância do curso de medicina para Guanambi e Região.


O Ministério da Educação publicou hoje, 16 de novembro de 2015, Portaria autorizando o curso de Medicina da Faculdade Guanambi. A FG, desde 2009, vem empreendendo esforços para viabilizar o curso de Medicina para o município de Guanambi, estruturando, estrategicamente, uma plataforma nos cursos de saúde oferecidos pela instituição. Isto implicou na formação e captação de profissionais, criação de uma cultura institucional para os cursos na área de saúde, além da construção de uma infraestrutura laboratorial adequada para o pleno funcionamento do primeiro curso de Medicina da região de Guanambi.
O processo de solicitação de autorização foi protocolado em 2010 e a visita do Ministério da Educação (MEC) realizada ao final do mesmo ano. Obtida avaliação satisfatória, a FG vem aguardando a publicação da portaria desde então. Foram realizados vários recursos visando a autorização pelo MEC, que hoje ocorreu. Destacamos que o curso de Medicina a ser implantado na Faculdade Guanambi será construído como referência em âmbito nacional, com o objetivo de formar cidadãos e médicos de excelência, e que estejam em consonância com as necessidades do sistema de saúde do Brasil.
O primeiro vestibular do curso de Medicina da Faculdade Guanambi está previsto para 19 e 20 de dezembro deste ano. A Faculdade Guanambi considera esta conquista uma vitória de toda a cidade e região. Aqui está nosso sentido, aqui temos nosso destino.
Guanambi, Bahia, 16 de novembro de 2015.
A Direção
  
GUANAMBI: Polo de Educação e de Saúde
           
O incentivo a expansão do sistema educacional público e privado de ensino superior são fundamentais para o desenvolvimento sustentável de Guanambi. A aglomeração de faculdades  e universidades que atraem professores e estudantes de várias cidades da região e do estado constituem numa fonte importante de emprego e renda, aquecendo o mercado imobiliário e diversos outros ramos.

Atualmente, Guanambi conta com um campus de universidade pública (UNEB), quatro faculdades particulares (Faculdade de Guanambi, FTC, EAD/CON e UNOPAR), o IFBaiano , dezenas de escolas particulares, da rede pública municipal e estadual.

Além de canalizar recursos materiais e capacitar melhor à mão-de-obra local e regional, a implantação de novos cursos estanca a migração de jovens para outros centros urbanos e, ao mesmo tempo, atrair inteligências que irão contribuir com o nosso desenvolvimento.

Outra setor que merece ser analisado é o crescimento da área de saúde, onde contamos com o atendimento do Hospital Regional e de mais seis hospitais particulares, totalizando mais de 200 leitos; agência do INSS e dezenas de clínicas médicas.

A cidade dispõe de mais de centenas de profissionais na área médica (médicos, dentistas, psicólogos, terapeutas, enfermeiras, bioquímicos, etc.); dispõe de vários postos de saúde espalhados pelos bairros e distritos, com os programas (PSF,PACS,etc.).

A implantação do curso de medicina na FG é mais uma importante conquista da comunidade de Guanambi e região, onde temos demandas de profissionais de diversas especialidades da área médica.

Portanto, a cidade vem se firmando como importante cidade-polo da região semiárida, capital do sertão e dos ventos. Guanambi é hoje a principal ponte de ligação do Sudoeste da Bahia ao Norte de Minas Gerais.

PARABÉNS A FACULDADE DE GUANAMBI PELO IMPORTANTE INVESTIMENTO NA REGIÃO.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão