OTTO QUER DECRETO DE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA NA BACIA DO VELHO CHICO


Bahia 247 - O senador baiano Otto Alencar (PSD) pediu em discurso que o governo federal "adote providências imediatas" em relação à revitalização do Rio São Francisco. "O governo federal deveria decretar situação de emergência na bacia do Rio São Francisco. A situação é muito grave. Os afluentes na margem direita do São Francisco já morreram no estado da Bahia. Em Minas Gerais, 70% dos córregos e ribeirões que alimentam o rio secaram. A situação é gravíssima", alerta Otto.
Ele apresentou dados que revelam o estado crítico dos reservatórios de Três Marias e Sobradinho. "Se continuar assim, em três semanas Sobradinho entrará no volume morto, comprometendo a geração de energia elétrica, o abastecimento humano e a agricultura irrigada".
Otto Alencar ressaltou que a erosão, o desmatamento e a utilização da água para irrigação de forma desordenada são fatores que fazem os afluentes do Rio São Francisco secarem.
Para o senador, se o governo federal não decretar estado de emergência e começar imediatamente a dragagem na calha do Rio, o São Francisco poderá ser um caminho de areia daqui a 8 ou 10 anos. "O principal sinal de morte de um rio é quando o oceano entra no rio. Já estamos com quase 20 quilômetros de penetração das águas do oceano Atlântico no Rio São Francisco".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão