BAHIA PERDE MAIS ESPAÇO NO GOVERNO FEDERAL

03/06 - 08h25m
BAHIA ECONÔMICA
 

 
Após duas semanas da perda de comando da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a Bahia sofre mais uma baixa em relação ao espaço no governo federal. No dia 29 de maio, o comunista baiano Vicente Neto foi exonerado da presidência da Embratur, autarquia do Ministério do Turismo, e esta semana não estará mais no posto.
 
A saída de Vicente Neto ocorreu com a intervenção direta do vice-presidente da República,  Michel Temer (PMDB), com o objetivo de beneficiar aliados tendo como contrapartida apoio nas votações dos polêmicos projetos do Congresso Nacional. No lugar de Vicente Neto assumiu a presidência da Embratur o peemedebista Vinicius Lummertz.

Muito se fala sobre a saída do comunista da presidência da Embratur. Além da tentativa de Temer de contar com o apoio na aprovação dos projetos, há também uma espécie de castigo ao PCdoB, que não seguiu as orientações do PT e votou divergente na medida provisória que estabelece novas regras para concessão do auxílio-doença e pensão por morte, no começo de maio. Na votação da reforma política, o PCdoB votou a favor do distritão, inclusive com o voto da deputada federal baiana Alice Portugal. Também não seguiu o que foi recomendado pelos petistas.

Já Elmo Vaz estava na Codevasf pela cota do PT e foi substituído pelo pepista piauiense Felipe Mendes, na Codevasf. Nos bastidores da política baiana, a insinuação é de que o ex-governador foi derrotado na tentativa de manter um baiano no cargo. Wagner, mesmo sabendo que o acordo era que o comando da Companhia fosse para o PP,  disse acreditar que outro baiano fosse indicado por entender que a Bahia é o maior Estado do Nordeste e a maior economia, logo, o maior usuário da Codevasf.  Segundo ele, havia uma negociação com o PP. “Tinha havido uma negociação com o PP. São normais essas negociações quando ele foi para o Ministério da Integração Nacional. Eu imaginei que pudesse ser do PP da Bahia, mas a opção que foi feita foi por uma pessoa do Piauí.(TB)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão