6º Conferência Municipal de Saúde foi realizada em Guanambi


A Prefeitura de Guanambi realizou nesta terça e quarta-feira 9 e 10/06  no Clube de Campo de Guanambi, a  6º Conferência Municipal de Saúde com o tema: “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”. O município já tinha realizado as Pré-conferencias na segunda semana deste mês nos Distritos de Morrinhos, Mutans e Ceraíma.

O prefeito Charles Fernandes participou da abertura oficial do evento, estando acompanhado do Secretário Municipal de Saúde, Manoel Paulo Fraga Rodrigues. Também foram convidados a compor a mesa de abertura, a Sra. Alzira Stella Boa Sorte - representante da Base Operacional de Saúde em Guanambi, a Dra. Silvana Abreu Sampaio - Defensora Pública Estadual, a Sra. Maria Leide Caldeira - Representante dos usuários no Conselho Municipal de Saúde, e a Dra. Karoline Silva Rebouças - Coordenadora do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste da Bahia.

O prefeito municipal destacou durante o seu pronunciamento da evolução dos serviços prestados em saúde no município, como a ampliação da cobertura das Unidades de Saúde da Família, além do aumento significativo da realização de diversos procedimentos  e exames, “muito conseguimos realizar, estamos lutando para continuar evoluindo, tanto na estruturação, como na qualidade dos serviços prestados, esta conferência e os debates aqui realizados, serão de suma importância para esta evolução”, disse o prefeito.

A Conferência foi aberta com palestra proferida pela Dra. Karoline Silva Rebouças e Jamille Amorim Carvalho – Enfermeira Sanitarista, onde ressaltaram a importância do fortalecimento do SUS e a sua evolução em diversos aspectos. Após a palestra, foi realizado o debate sobre a temática, com questionamentos formulados pelos presentes, onde diversas questões pertinentes foram abordadas pelas palestrantes.
Encerrado as palestras e debates, na quarta-feira os participantes da conferência se dividiram, onde formaram os grupos dos seis eixos temáticos, onde foram apresentadas propostas para os temas em questão: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS, onde foi realizada a apresentação e votação das propostas em plenária.

 Às 15h, foi realizada a plenária final para eleição dos delegados, ficando assim composto os representantes de Guanambi na Conferência Estadual de Saúde, que acontecerá nos dias 29 e 30/09 e 1º de outubro em Salvador:


- Evilásio Pereira Bonfim
- Alzira Stella Boa Sorte
- José Wilson Lima Vieira
- Camila Donato
- Wilma Moura
- Solange Cardoso Brito
- José Humberto Silva Teixeira
- Geyse Cristine Souza Fernandes
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão