REAJUSTE DOS SERVIDORES SERÁ VOTADO HOJE E MOBILIZA SINDICATOS

05/05 - 08h01m
Bahia Econômica
 


A votação do Projetos de Lei que concede reajuste salarial dos servidores do Estado ocorrerá às 14 horas na Assembleia Legislativa e vai movimentar o Legislativo baiano.  Servidores e representantes sindicais prometem ocupar a galeria da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) em protesto contra a proposta do Executivo  e a bancada da oposição manifestou apoio às reivindicações do funcionalismo que não concorda com a medida do Executivo.

A queixa dos servidores é que o reajuste sequer repõe a inflação, pois será dado em duas parcelas, a primeira de 3,5%, retroativo a março, e segundo de 2,91% em novembro. Servidores do estado que são contra o reajuste vestirão roupas pretas para mostrar o “luto” e sugerem o slogan  “Todos os servidores unidos na luta contra o reajuste de Rui” como forma de mobilização.

O governo argumenta que na atual situação do país não há possibilidade de reajuste linear mais elevado e afirma que vários estado da federação não estão concedendo reajuste linear. Já os deputados oposicionistas fecharam questão contra a proposta do governo e ontem representantes de sindicatos descontentes foram recebidos pelo líder Sandro Régis do DEM e pela bancada oposicionistas e ouviram  do presidente do Sindsaúde, Sílvio Roberto dos Anjos que a categoria  não aceita o reajuste parcelado, nem o montante retroativo a março.

Os oposicionistas vão tentar aprovar emenda de bancada propondo pagamento do reajuste em parcela única de 6,41%, em janeiro, que é a data base dos servidores públicos. A disputa promete com o  líder da maioria, deputado Zé Neto  afirmando que o governo chegou ao limite do que pode ofertar e que tem o apoio da maioria dos sindicatos. Já os deputados da oposição lembram que o projeto deixa 30% dos servidores ganhando salário base abaixo do mínimo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão