Artesanato de Guanambi é destaque no livro lançado pelo Instituto Mauá

O Instituto de Artesanato Visconde de Mauá, na gestão de Nilton Vasconcelos (Ex-Secretário do Trabalho, Emprego e Renda) e de Elias Nunes Dourado (Ex-Diretor Geral do Instituto Mauá), publicou o importante livro “Feito à Mão – Técnicas Artesanais na Bahia”. O livro foi organizado por Iaçana Simões da Casa dos Sete Consultoria Cultural.

O objetivo do livro foi fortalecer o artesanato baiano e divulgar as diversas técnicas artesanais da Bahia, visando fomentar a cadeia produtiva e a geração de emprego e renda.


O livro destaca a importante produção artesanal da cidade de Guanambi nas diversas modalidades tais como: bordado, amarradinho, bordado aberto, bordado caminho sem fim, bordado cada de abelha, bordado cheio, bordado matiz, bordado ponto cruz, bordado reto, bordado rococó, bordado russo, bordado sombra, bordado xadrez, confecções de bonecos, fuxico, crochê, instrumentos musicais, luteria, macramê e tecelagem.


É importante destacar o trabalho da Casa do Artesão de Guanambi, que em parceria com o Instituto Visconde Mauá, iniciou os cursos de capacitação, qualificação profissional e divulgação dos diversos artesãos da cidade.
O Instituto Mauá foi o principal responsável pela promoção, comercialização e fomento do artesanato da Bahia. O Instituto Mauá exerceu um papel de destaque na preservação da cultura baiana e na geração de renda para centenas de família da capital e do interior.
A ideia do livro é a  divulgação, a valorização da cultura local e a garantia de geração de renda e trabalho para as centenas de pessoas que vivem da  produção do artesanato na Bahia.

O vereador de Guanambi, José Carlos Latinha, foi o principal articulador e colaborador do trabalho da Casa do Artesão de Guanambi. 
Latinha faz uma crítica à decisão do Governo do Estado de extinguir o Instituto Mauá, pois o órgão foi criado há 75 anos e teve um papel fundamental na política de desenvolvimento e valorização do artesão e do artesanato da Bahia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão