GOVERNO PODE TER FORÇA-TAREFA PARA ANTECIPAR OPERAÇÃO DE EÓLICAS

Bahia Econômica
17/03 - 10:01hs -

O governo federal deve colocar em prática uma força-tarefa para acelerar a liberação de documentos que vão permitir a antecipação da entrada em operação de parques eólicos, que produzem energia por meio do vento.

A medida vem sendo negociada pelo Ministério de Minas e Energia e a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica). Na quinta-feira (12), uma reunião foi realizada em Brasília para discutir as ações necessárias para viabilizar essa antecipação.

De acordo com a presidente da associação, Elbia Silva Gannoum, o setor tem condições de adiantar em até 5 meses a entrada em operação de até 1 GW (gigawatt) em potência instalada, capaz de gerar cerca de 450 MW (megawatts) médios, energia que equivale a pouco mais que dois meses de consumo de uma cidade como Brasília.

Essa eletricidade será produzida por cerca de 30 parques eólicos na Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Piauí, cuja construção foi contratada em leilões feitos pelo governo federal. Eles deveriam entrar em operação entre setembro e dezembro de 2015 mas, segundo Elbia, estão com as obras adiantadas e podem começar a gerar energia entre junho e novembro. (G1)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão