GOVERNO GARANTE QUE PORTO SUL SERÁ VIABILIZADO, MAS NÃO EXPLICA COMO

16/03 - 08h36m
Bahia Econômica



O Chefe da Casa Civil do governo Rui Costa, Bruno Dauster, disse o governo do Estado não crê que o projeto projetos do Porto Sul ou mesmo a Ferrovia Oeste-Leste estejam inviabilizados por causa dos problemas da Bamin Mineração em relação ao preço do minério de ferro.

Segundo ele, os preços do minério de ferro oscilam historicamente e não se fixam em seus valores mais baixos, não sendo, portanto, um fator que determinaria a inviabilidade dos projetos da FIOL e Porto Sul.

Para Dauster, a médio e longo prazo, a tendência é o retorno a preços que rentabilizam minérios de ferro com custos de extração equivalentes aos previstos em minas, na área de influência da FIOL. O chefe da Casa Civil disse ainda que que os projetos da Ferrovia e do Porto acomodam não só minério, mas também grãos, ou granéis agrícolas, e outras cargas.

Em relação aos recursos para a construção da FIOL,  afirmou que  estão garantidos pelo Governo Federal, através do PAC. As obras da FIOL seguem em andamento, estando mais avançadas nos trechos dos lotes 01 (Ilhéus) ao lote 04 (Caetité), que foram os primeiros a iniciar atividades. Garantiu que as obras da Fiol estão avançando em todos os lotes autorizados

Dauster descartou a possibilidade d e utilizar o Porto de Aratu para exportar o minério da Bamin, afirmando que não atende os grandes volumes, necessários para escoar as demandas provenientes e previstas pelo setor de mineração.

“Deste modo, o Porto de Aratu não está programado para operar como ponto de embarque do minério a ser transportado pela FIOL”, disse o Dauster. Mas o secretario não foi explícito em relação ao fato da Bamin ter comunicado que não poderá fazer o terminal privado com recursos próprios e que o Porto Sul não ter sequer começado, enquanto a Fiol vai de vento em popa. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão