Guanambi: Reunião do Conselho da Cidade

Hoje (21), às 9 horas, na Prefeitura Municipal de Guanambi, aconteceu a reunião ordinária do Conselho da Cidade com o objetivo de debater e deliberar sobre a relocação das cerâmicas localizadas no bairro Novo Horizonte. 

A reunião contou com as presenças dos membros do Conselho da Cidade, da presidente da associação - Rosana Santos Silva, de diversos diretores da associação, de moradores, do proprietário e do advogado da Cerâmica Caetité, bem como de José Carlos Latinha, que foi convidado pela associação para fazer uma explanação da legislação ambiental e a luta histórica da população pela relocação das cerâmicas.




Revoltados com a poluição e, principalmente, com a fumaça causada pelas duas indústrias que fabricam tijolos (Cerâmicas), que ficam localizadas na Rua Padre Manoel da Nóbrega - Cerâmica Caetité e na Avenida Presidente Dutra - Usina Ouro Branco , os dirigentes da associação fizeram um relato sobre a luta dos moradores, que reclamam da fumaça que provoca incômodos prejudiciais à saúde (bronquite, asma, falta de ar, degradação do meio ambiente, contaminação, etc.). Também reivindicaram do Conselho da Cidade a solução definitiva do problema.

O Conselho da Cidade ouviu o relato das partes envolvidas, sendo que os representantes da empresa Cerâmica Caetité solicitaram um prazo de dez anos para relocação. Em contraposição, os representantes da associação e dos moradores questionaram o prazo proposto e destacaram os aspectos legais e de saúde pública que afetam a população do bairro. Segundo os moradores e a diretoria da associação, o problema já existe muitos anos, prejudicando uma população de mais de 2.360 habitantes. O bairro tem mais de 760 residências. O problema é sério e muitos moradores já teriam até se mudado da localidade, devido à quantidade enorme de fumaça que toma conta do bairro, quando as chaminés são acionadas. Também cobraram da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores um posicionamento sobre o tema. Vamos fazer mobilizações no bairro, declarou a presidente da associação.



Caso a Prefeitura Municipal não tome uma atitude, os moradores prometem muita mobilização para chamar atenção das autoridades. Também vamos procurar mais uma vez as autoridades competentes e até o Ministério Público para que a relocação das cerâmicas aconteça o mais rápido possível. Existe no município uma área especifica para abrigar as cerâmicas, que fica localizada na saída  para a cidade de Candiba.

Finalizando, José Carlos Latinha, que foi convidado pela associação para participar da reunião, tendo em vista a sua participação ativa no processo de elaboração do Plano Diretor Participativo de Guanambi, fez uma explanação sobre o processo de relocação de indústrias nos bairros Santo Antônio e Vomitamel e os aspectos legais de empreendimentos que prejudicam as condições de moradia e a qualidade de vida da população. Também destacou a necessidade de estabelecer um diálogo entre as partes interessadas na solução definitiva do problema. Defendeu as reivindicações dos moradores, que estão amparadas legalmente na Lei Orgânica, no Código de Polícia Administrativa, no Código do Meio Ambiente e  na Lei Nº 223/2007 - Plano Diretor do município de Guanambi. 

O Presidente do Conselho da Cidade, Luzinaldo, fez a sugestão da realização de uma nova reunião para o dia 04 de fevereiro, visando a elaboração de estudos e propostas alternativas para a decisão final do problema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão